Município garante transporte para pacientes em tratamento nas cidades vizinhas

ambulancia saude 1

O município de São Francisco do Conde conta com uma frota de veículos para atender a população na área da saúde. Além das ambulâncias, unidades móveis de saúde e outros veículos que compõem a frota da Secretaria da Saúde – SESAU, a cidade também oferece 11 veículos como Kombis, Ducatos  e carros de passeio que fazem o transporte de pessoas residentes na sede e bairros mais distantes que tenham necessidade de realizar exames de alta complexidade e tratamentos de saúde que não são realizados no município. O serviço atende prioritariamente idosos, deficientes físicos e crianças.

Ao longo do dia são feitas cerca de 18 viagens, entre idas e voltas, para cidades circunvizinhas, como Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, começando a partir das 04h da manhã. O objetivo é garantir que a população sanfranciscana possa receber atendimento especializado em grandes centro de referência em saúde, a exemplo do Hospital Aristídes Maltês, do Centro Estadual de Oncologia – CICAN, Hospital Irmã Dulce e Hospital das Clínicas, entre outros hospitais e clínicas especializadas. Além disso, entre os pacientes que usam o serviço de transporte estão mais de 100 pessoas beneficiadas pelo TDF – Tratamento Fora do Domício, que utilizam os veículos para chegar as clínicas de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia especializada, consultas médicas, entre outros atendimento fundamentais para a manutenção da saúde desses pessoas.

É o caso de Itana Marta de Oliveira, que faz tratamento de saúde em Salvador e precisa do transporte disponibilizado pela prefeitura. “ Ter um veículo para me levar a Salvador, 2 vezes por semana, é importante para mim, para o meu tratamento de saúde e para outras pessoas também, que dependem desse benefício. Sempre que eu precisei esse transporte nunca me faltou”, afirma.

Cerca de 40 pessoas são transpotadas diariamnete através desse serviço. A Prefeitura municipal investe na manutenção e combusível dos carros. Por dia são cerca de 80 litros de combustível destinados apenas para esses carros.

 

QUANTIDADE

VEICULOS

 

HORÁRIOS

DOCUMENTOS PARA SOLICITAÇÃO

TELEFONE PARA DÚVIDAS

QUANDIDADE DE PESSOAS TRANSPORTADAS

DESTINOS

QUANTIDADE DE PESSOAS QUE CABEM NOS VEÍCULOS

 

05 Kombis

04 Celtas

02 Ducatos

 04h00minh

05h00minh

06h00minh

08h00minh

11h00minh

Cartão do SUS

Documento de marcação de consultas emitido pela Central de Marcação da SESAU

3651-2372

 Em média, 40 pessoas diariamente

 Salvador

Camaçari

Lauro de Freitas

 Kombi: 10 pessoas

      Ducato: 09            pessoas

 Celta: 04 pessoas

 

Skip to content