Município garante transporte para pacientes em tratamento nas cidades vizinhas

ambulancia saude 1

O município de São Francisco do Conde conta com uma frota de veículos para atender a população na área da saúde. Além das ambulâncias, unidades móveis de saúde e outros veículos que compõem a frota da Secretaria da Saúde – SESAU, a cidade também oferece 11 veículos como Kombis, Ducatos  e carros de passeio que fazem o transporte de pessoas residentes na sede e bairros mais distantes que tenham necessidade de realizar exames de alta complexidade e tratamentos de saúde que não são realizados no município. O serviço atende prioritariamente idosos, deficientes físicos e crianças.

Ao longo do dia são feitas cerca de 18 viagens, entre idas e voltas, para cidades circunvizinhas, como Salvador, Camaçari e Lauro de Freitas, começando a partir das 04h da manhã. O objetivo é garantir que a população sanfranciscana possa receber atendimento especializado em grandes centro de referência em saúde, a exemplo do Hospital Aristídes Maltês, do Centro Estadual de Oncologia – CICAN, Hospital Irmã Dulce e Hospital das Clínicas, entre outros hospitais e clínicas especializadas. Além disso, entre os pacientes que usam o serviço de transporte estão mais de 100 pessoas beneficiadas pelo TDF – Tratamento Fora do Domício, que utilizam os veículos para chegar as clínicas de hemodiálise, quimioterapia, radioterapia, fisioterapia especializada, consultas médicas, entre outros atendimento fundamentais para a manutenção da saúde desses pessoas.

É o caso de Itana Marta de Oliveira, que faz tratamento de saúde em Salvador e precisa do transporte disponibilizado pela prefeitura. “ Ter um veículo para me levar a Salvador, 2 vezes por semana, é importante para mim, para o meu tratamento de saúde e para outras pessoas também, que dependem desse benefício. Sempre que eu precisei esse transporte nunca me faltou”, afirma.

Cerca de 40 pessoas são transpotadas diariamnete através desse serviço. A Prefeitura municipal investe na manutenção e combusível dos carros. Por dia são cerca de 80 litros de combustível destinados apenas para esses carros.

QUANTIDADE

VEICULOS