Termina hoje (23) o prazo para participar do Mutirão de Cirurgia de Catarata

Em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – SESAB, a Prefeitura de São Francisco do Conde ofertará a comunidade franciscana vagas para o Mutirão de Cirurgia de Catarata, que ocorrerá em Candeias, no Hospital José Mário dos Santos (Ouro Negro).

O Mutirão ocorre no dia 26 de outubro de 2018, para moradores de São Francisco do Conde, e o público-alvo são moradores acima de 55 anos e/ou pessoas com indicação médica para a cirurgia.

Para ter acesso a esse serviço, o morador deve procurar a sua Unidade de Saúde da Família até 23 de outubro e realizar um cadastro ou a Secretaria Municipal de Saúde. A triagem, consulta e a cirurgia vão acontecer no mesmo dia (26 de outubro).

Algumas das Recomendações aos Pacientes são:

– Não é necessário jejum para realizar a cirurgia (pacientes devem ter se alimentado com café, frutas, pães);

Os pacientes devem trazer seus alimentos/lanches para aguardar o tempo de permanência no Mutirão;

– Os pacientes, caso utilizem remédios de uso continuo, devem manter o seu uso diário normal;

– Em caso de atendimento prioritário, o motivo deve ser relatado no cadastro ou no dia do atendimento. A exemplo: deficiente físico.

Catarata – A doença é definida por uma alteração do cristalino, a lente natural do olho, que contribui com a focalização da imagem. Essa lente fica mais opaca e a perda da transparência dificulta a chegada da luz com consequente diminuição da visão. A qualidade da visão pode ficar comprometida, com menor percepção de contraste e com o avanço, há visão progressivamente mais borrada, interferindo na qualidade de vida.

A catarata tem cura, porém a cirurgia deve ser realizada assim que for feito o diagnóstico para evitar comprometimento total da visão.

Os principais sintomas da catarata são:

Diminuição da visão;

Visão embaçada;

Aumento da sensibilidade à luz;

Alteração da visão das cores;

Alteração da cor do olho.