Na luta contra o câncer, SESAU lança projeto Saúde de Mãos Dadas com a Educação

outubro rosa novembro azul 2015 1

Para celebrar a vida e incentivar o autocuidado e as boas práticas alimentares e de vida, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, lançou o projeto “Saúde de Mãos Dadas com a Educação” que vai promover nos meses de outubro e novembro duas campanhas contra a doença: o Outubro Rosa, na luta contra o câncer de mama e colo do útero, e o Novembro Azul, que vem falar do câncer de próstata e de pênis.
O Outubro Rosa é uma campanha mundial que visa à conscientização e alerta das mulheres sobre a detecção precoce do câncer. “Considerando que o CRESAM tem aproximadamente 50 atendimentos por dia e visando tornar a espera mais agradável e educativa, além de promover um maior acolhimento, implementamos a sala de espera que será um espaço dinâmico, descontraído e educativo”, explica Sueuza Andrade, diretora de Média e Alta Complexidade. A programação inclui atividades como palestras de salas de espera que vão acontecer na sede do CRESAM (Centro de Referência à Saúde da Mulher), na Rua Santa Rita.

outubro rosa 2015 cresam 1As atividades começaram desde o último dia 01 de outubro, mas seguem até o fim do mês tratando de diversos temas. No dia 13 de outubro, haverá uma palestra com a equipe do CAPS (Centro de Atenção Psicossocial) sobre Qualidade de Vida. Já no dia 14 é a vez da Vigilância Epidemiológica – VIEP falar com as usuárias dos serviços do CRESAM sobre as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DSTs), a exemplo da AIDS e do HPV. No dia 15, as atividades continuam com o SAMU e o Corpo de Bombeiros que vão explicar cuidados e primeiros socorros em casos de acidentes domésticos.

Depois disso, as atividades seguem nos dias 20, 21 e 22 de outubro. No dia 20 tem palestra, educação e informação em saúde com o tema: OVACE (Obstrução das Vias Aéreas por Corpo Estranho). No dia 21, a fala é sobre o tabu imposto as pacientes com câncer de mama e câncer de colo do útero e, no dia 22, as palestras serão feitas pela fisioterapeuta do CRESAM, Wilma Sena, que vai falar sobre a Importância da Fisioterapia na Reabilitação da Paciente Portadora de Câncer e a assistente social Rita Baião dará uma aula sobre o Câncer de Mama, Tratamento e Sinais das Doenças.

outubro rosa 2015 cresam 2E não para por aí! Dias 27, 28 e 29 de outubro serão debatidos os temas: Doenças Sexualmente Transmissíveis, Câncer de Mama e Colo Uterino; Violência de Gênero, Aleitamento Materno e a Ergonomia na Saúde da Mulher.

Ergonomia – é a disciplina científica relacionada a métodos para projetar e otimizar o bem-estar humano e o desempenho geral de um sistema, contribuindo para o projeto e avaliação de tarefas, trabalhos, produtos, ambientes e sistemas, a fim de torná-los compatíveis com as necessidades, habilidades e limitações das pessoas.

Participam da ação os setores de Média e Alta Complexidade em Saúde (MAC), Departamento de Atenção Básica em Saúde (DAB), Vigilância Epidemiológica (VIEP), Vigilância Sanitária (VISA), com colaboração da Vigilância à Saúde do Trabalhador (VISAT) e da Diretoria de Planejamento (DIPLAN)