Nefrovita será clínica de referência para os pacientes que fazem hemodiálise no município

Fachada da Nefrovita

Os pacientes que precisam de tratamento de hemodiálise em São Francisco do Conde serão todos transferidos, a partir do mês de maio, para uma clínica pública em Lauro de Freitas, onde poderão continuar realizando o procedimento normalmente. Antes, essas pessoas faziam seu tratamento em diversas clínicas de Salvador, Camaçari e outras cidades da Região Metropolitana. Com a mudança, a Prefeitura de São Francisco do Conde espera garantir a qualidade do serviço e otimizar o transporte dos pacientes, que agora poderão, inclusive, retornar para casa mais cedo.

A nova clínica de referência dos pacientes de São Francisco do Conde é a Nefrovita – Clínica de Tratamento dos Rins, com capacidade para realizar 2.760 sessões de hemodiálise por mês. Cerca de 18 pacientes sanfranciscanos passam a realizar o tratamento no local, que atende por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

A estrutura conta com estacionamento e moderno maquinário com capacitação para monitorar pressão arterial e batimentos cardíacos, além da estação de tratamento de água, primordial para o sucesso da filtragem do sangue. O espaço ainda conta com uma sala exclusiva para pacientes com hepatite tipo C, como preconiza o Ministério da Saúde (MS) e uma área de convivência. A responsável técnica do local é Marília Bahiense, médica nefrologista e coordenadora do Hospital Ana Nery – centro de referência  em doenças nos rins no Estado.

Na Nefrovita temos condições de atender bem os nossos pacientes, pois temos todos os alvarás, estrutura e pessoal capacitado, além de aparelhos modernos e confiáveis. Temos também suporte de ambulância, caso haja alguma intercorrência e o hospital de referência nesse caso é o Menandro de Farias, que fica aqui próximo”, explicou Marília Bahiense.

Na manhã da segunda-feira, dia 05 de maio, a secretária municipal da Saúde, Telma Silva, foi conhecer a estrutura e explicou as motivações para a mudança: “Nossos pacientes estando divididos em diversas clínicas e hospitais tornava difícil garantir a qualidade do serviço e dificultava a locomoção deles dentro da cidade, por conta dos engarrafamentos. Agora, com eles concentrados em uma só clínica nós poderemos ofertar um carro mais confortável e  garantir o horário de saída e entrada, pois essa área da cidade tem menos trânsito”, argumentou a secretária.