No sábado (17), USF de São Bento promoveu Terceiro Turno com ações de Pré-Natal do parceiro

Em São Francisco do Conde, o sábado, 17 de agosto de 2019, foi voltado ao cuidado com a saúde, principalmente para os futuros papais franciscanos, pois a Unidade de Saúde da Família do bairro de São Bento realizou uma ação intitulada pela equipe como: Terceiro Turno de Atendimento, com cuidados voltados ao Pré-Natal do parceiro e Saúde do Homem.

“Eu recebi o convite da equipe da saúde para estar aqui e hoje tive conhecimento de várias coisas sobre o meu filho que está para nascer. Isso é muito importante, pois muda a vida da gente, a nossa maneira de pensar e, por consequência, também as atitudes. Esse projeto é muito importante, pois nos traz conhecimento”, revelou Eliomar Francisco dos Santos, futuro pai atendido pela unidade.

Historicamente, os homens acreditam que o pré-natal é um atendimento em saúde de responsabilidade da gestante, sem a necessidade de sua participação, no entanto, o acompanhamento do homem na gestação previne doenças e incentiva a prática do autocuidado e a partilha de responsabilidade. Esse é o trabalho que a equipe de Saúde da Família de São Bento tem desenvolvido com a comunidade do bairro.

Durante o dia aconteceram Rodas de Conversa sobre paternidade responsável e outras ações para a comunidade.

O Pré-Natal do parceiro aborda visa os seguintes benefícios:

  • Facilitar e estimular o acesso do homem às ações e serviços de saúde;
  • Fortalecer e apoiar as famílias, ampliando o envolvimento dos homens no cuidado com a mãe, a criança e o adolescente;
  • Promover a paternidade afetiva com impacto importante no desenvolvimento físico, emocional e social dos filhos;
  • Maior aderência ao tratamento da sífilis e do HIV para redução de transmissão para o bebê pela não aderência dos parceiros ao tratamento;
  • Aumentar o autocuidado e contribuir com a redução das doenças agudas e/ou crônicas, da mortalidade e a melhoria da qualidade de vida.
Skip to content