Nota de Esclarecimento – Prefeitura de São Francisco do Conde

A Secretaria da Saúde de São Francisco do Conde* vem a público esclarecer a população que o paciente confirmado hoje como 5° caso da COVID-19 e 1º óbito no município deu entrada no Hospital Célia Almeida Lima, no dia 24 de abril, com quadro suspeito da doença e foi notificado pelo serviço de Vigilância em Saúde do município ao estado.

Foi feita a coleta de amostra e enviada, no mesmo dia, ao Laboratório Central do Estado – LACEN, responsável por atestar os resultados de exames.

Desde a data de entrada deste paciente no serviço de saúde, ele entrou no Boletim Epidemiológico diário como caso suspeito.

Devido a complexidade em que o paciente se encontrava, o mesmo foi regulado para uma Unidade de Referência Estadual, onde foi tratado na Unidade de Terapia Intensiva e, infelizmente, veio a óbito no dia 29, após cinco dias.

É importante informar que: O RESULTADO DO EXAME COM A CONFIRMAÇÃO DA COVID-19 SAIU, HOJE, 01 DE MAIO.

Informamos que situações como esta podem acontecer, devido ao tempo entre a coleta do material e o resultado do exame pelo LACEN.

Entretanto, afirmamos que todas as medidas de precaução são adotadas, desde o momento da internação de um paciente com suspeita médica.

No caso desse paciente todos os cuidados recomendados pelos órgãos de saúde foram aplicados também no sepultamento.

A Prefeitura de São Francisco do Conde solidariza-se com os familiares e reforça junto a população a importância das medidas de prevenção e controle para combater esse vírus.

FiqueEmCasa

JuntosVenceremosEssaBatalha