Novembro Azul: Complexo de Saúde do Caípe de Baixo realizou 136 exames e 150 consultas no último sábado (01)

Hoje é dia de cuidar da saúde! É só alegria! A gente só não pode morrer por causa do preconceito”, relatou Wilson Ferreira, de 64 anos, morador do bairro do Caípe de Baixo, durante a ação proposta pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, para detecção precoce do câncer de próstata, através de exames de sangue (PSA) e consultas com urologista. A atividade aconteceu na sábado, 1° de dezembro, ainda como parte das ações do Novembro Azul – Campanha Mundial de Combate ao Câncer.

A gente brinca com os amigos para alegrar, descontrair e relaxar. É a terceira vez que eu faço esse exame e sei que muitos homens ficam tensos, por isso faço questão de provocar risadas antes deles entrarem para consulta”, completou Wilson Ferreira, que chegou cedo junto com cerca de 150 homens para garantir seu atendimento com um dos dois médicos urologistas, que atenderam a comunidade, bem como fazer exames de laboratório que detectam alteração no sangue que podem indicar problemas na próstata.

Ao meio-dia terminaram todos os atendimentos aos homens que compareceram no Mutirão de Saúde: Azul em foco e foram registrados 136 exames de laboratório (PSA) e cerca de 150 consultas com urologista para homens de todos os bairros do entorno do Caípe, como: Muribeca, Socorro, Caípe de Cima, Santo Estevão, Jabequara e outros.

Nós homens precisamos cuidar da nossa saúde. É muito bom ter acesso a esses exames e consulta aqui perto de casa, isso incentiva, pois um amigo vai chamando o outro para cuidar da saúde”, explicou Manoel Gomes, de 65 anos.

Esse Mutirão mostrou que os homens aqui do Caípe e região se preocupam e cuidam da sua saúde, sim! Superamos as expectativas de atendimento e o saldo foi muito positivo, pois nossa equipe ouviu muitos elogios a ideia de trazer esses profissionais para atender na comunidade”, avaliou Evanilda Vitorino, coordenadora do Núcleo de Cuidados à Saúde da Mulher, no bairro de Caípe de Baixo que, neste sábado, abriu as portas para cuidar também dos homens do município.

Outro Mutirão de Saúde do Homem aconteceu na Unidade de Saúde da Família de São Bento que realizou, na última terça-feira (27), o segundo dia de atendimentos noturnos para o público masculino. O primeiro dia com atendimento noturno foi 22 de novembro. As consultas foram oferecidas no horário das 16h às 19h30.

 

Skip to content