NOVEMBRO AZUL: Homens comparecem em grande número às unidades de Saúde de Campinas e Monte Recôncavo

No município de São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), através das Unidades de Saúde da Família (USF) dos bairros de Campinas e Monte Recôncavo, realizaram na manhã da última terça-feira (12), atividades com foco na conscientização sobre os cuidados com a saúde do homem.

Conhecido popularmente como Novembro Azul, o mês é dedicado em todo o mundo a campanhas, com o intuito de conscientizar a população, principalmente a masculina, sobre os riscos do câncer de próstata, as formas de prevenção e as maneiras de diagnosticar a doença.

Na unidade de Campinas, a equipe multidisciplinar realizou dinâmicas e palestras de sensibilização sobre as ações voltadas para esse mês, além da Importância do Diagnóstico Precoce do Câncer de Próstata e a Valorização da Vida e seus Cuidados. Também foi abordado o tema sobre Prevenção do Câncer Bucal.

Durante a atividade, foi possível realizar serviços de saúde como: Testes de Glicemia, verificação de pressão arterial e Testes Rápidos, que detectam doenças como: Hepatites, HIV e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s). Cerca de 60 pacientes participaram dessa atividade.

No Monte Recôncavo, os homens também demonstraram o quanto é importante estar atento aos cuidados que se referem ao seu corpo e receber orientações de como melhorar a qualidade de vida.

Entre as atividades ofertadas estavam: atendimento médico para pacientes acima dos 40 anos de idade, com orientações sobre a prevenção do câncer de próstata e de pênis; aferição de pressão arterial, realização de Testes Rápidos e palestras sobre a importância de realizar exames de rotina e cuidar da saúde constantemente. Também houve uma participação bastante expressiva dos homens na Unidade de Saúde do Monte Recôncavo. Cerca de 40 pacientes participaram da ação.

Durante as atividades promovidas nas duas Unidades de Saúde da Família (Campinas/ Monte Recôncavo), os homens que compareceram, receberam o acolhimento humanizado e tiveram à sua disposição: médicos, dentistas, assistentes de Saúde Bucal, enfermeiros, técnicos de enfermagem, Agentes Comunitários de Saúde e assistentes sociais. Uma equipe totalmente dedicada à melhoria da qualidade de vida dos homens.

Skip to content