Novembro Azul: Prefeitura realizou Mutirão de Saúde do Homem durante o fim de semana

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, realizou neste fim de semana (21 e 22/11), o Mutirão de Saúde do Homem, onde foram ofertados exames laboratoriais de PSA, que na sede aconteceu na Clínica Cardione e também no Complexo de Saúde Caípe de Baixo.

A ação faz parte das atividades desenvolvidas no mês de novembro, dentro da Campanha do Novembro Azul, onde os homens participaram em um número expressivo e receberam orientações importantes dos profissionais que atuam no município quanto ao cuidado com a saúde, não só em relação ao câncer de próstata, que é o foco principal da campanha, mas, também, atentos a outros cuidados, para a manutenção da qualidade de vida.

No sábado, o mutirão ofertou exames laboratoriais de PSA na sede, para os pacientes das Unidades de Saúde da Baixa Fria, Macaco, São Bento e Centro I. Já no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo foram atendidos pacientes dos bairros de: Caípe de Cima, Caípe de Baixo e Santo Estevão.

No domingo foi o momento dos pacientes dos bairros de: Monte Recôncavo, Paramirim, Madruga, Nova São Francisco, Centro II, Campinas e Pitangueiras que realizaram os exames na sede. E no Complexo de Saúde foram atendidos os moradores de Jabequara das Flores, Calmonte, Engenho de Baixo, Muribeca e Socorro.

Todos os pacientes foram agendados previamente em suas respectivas Unidades de Saúde.

No total, durante o final de semana, foram realizadas 424 coletas de amostras de sangue para a realização dos exames laboratoriais de PSA.

O exame de PSA é solicitado anualmente para acompanhar as alterações específicas da próstata. O resultado, quando alterado, pode indicar inflamações, infecções, hiperplasia (crescimento benigno) e também o surgimento do câncer de próstata.

Homens com idade entre 45 e 69 anos ou acima de 40 anos, que possuam histórico familiar de câncer de próstata, devem procurar a sua Unidade de Saúde e obter mais informações sobre como participar de outras ações que vão acontecer no município.

Durante a ação, foi realizada a vacinação contra o sarampo. O público-alvo são pessoas com a faixa etária de 20 a 49 anos. O município encontra-se em campanha contra a doença.