Novembro Azul: Saúde do Homem está no foco das ações de saúde, neste mês

Em São Francisco do Conde, a Prefeitura por meio da Secretaria da Saúde, está promovendo ações do Novembro Azul, mês de conscientização para a prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata. Essa campanha é o chamamento para que os homens cuidem de sua saúde.

Homens com 40 anos ou mais devem procurar a sua Unidade de Saúde da Família de referência e agendar seus exames gratuitamente. As Unidades são realizar diversas ações educativas e de prevenção, entre elas a marcação de consulta e exames especializados.

Esse é o tipo de câncer mais frequente entre os homens brasileiros, depois do câncer de pele, ocorrendo geralmente em homens mais velhos – cerca de 06 em cada 10 casos são diagnosticados em pacientes com mais de 65 anos.

Diariamente, 42 homens morrem em decorrência do câncer de próstata e, aproximadamente, 03 milhões vivem com a doença. Conforme dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), foram diagnosticados 68.220 novos casos de câncer de próstata e cerca de 15 mil mortes/ano em decorrência da doença no Brasil, para cada ano do biênio 2018/2019.

Sintomas:

Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas e quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já estão em fase avançada, dificultando a cura. Na fase avançada, os sintomas são:

– dor óssea;

– dores ao urinar;

– vontade de urinar com frequência;

– presença de sangue na urina e/ou no sêmen.

Fatores de risco:

– histórico familiar de câncer de próstata: pai, irmão e tio;

– raça: homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

– obesidade.

Skip to content