Novo Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC: Conheça os principais tratamentos à disposição da comunidade franciscana

O município de São Francisco do Conde passou a contar, no mês de março de 2019, com o novo o Serviço de Fisioterapia Clínica – SFC, que se integra a rede municipal da saúde com o objetivo de oferecer saúde e qualidade de vida às pessoas que sofrem com dores e precisam de reabilitação.

Para trabalhar com os cidadãos franciscanos, o principal ramo escolhido foi a Cinesioterapia,um ramo da fisioterapia que se dedica a terapia com movimentos, estes responsáveis pela reabilitação de funções motoras do corpo, que consiste na execução de movimentos ativos e passivos, de caráter terapêutico, com o intuito de encontrar todos os pontos de disfunção do corpo e aplicar a terapia adequada para cada situação.

Os movimentos ativos são aqueles realizados pelo próprio paciente, enquanto que os passivos são feitos com auxílio total do terapeuta. Alguns dos exercícios terapêuticos aplicados na cinesioterapia são: alongamentos, reeducação da postura, equilíbrio corporal, coordenação motora, exercícios respiratórios, etc.

A cinesioterapia auxilia a aliviar as dores musculares, na amplitude dos movimentos do corpo, na melhoria da postura, entre outros benefícios, podendo ser recomendada para indivíduos com problemas neurológicos, cardíacos, respiratórios, disfunções ortopédicas e que sofreram lesões no sistema músculo-esquelético.

E, para dar conta de atender a comunidade, na Rua Raimundo Ribeiro e no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, bem como aos pacientes acamados em domicílio, o serviço conta com aparelhos que auxiliam o tratamento e uma equipe capacitada para promover o bem-estar.

Ultrassom Terapêutico

O tratamento de fisioterapia com o aparelho ultrassom é indicado para tratar inflamações das articulações, diminuir a dor e inchaço em várias partes do corpo, bem como os espasmos musculares.

Tens

É uma técnica eletroterapêutica para minimizar dores, através de impulsos elétricos, gerando estímulos que bloqueiam os sinais nervosos de dor enviados ao cérebro. O uso do tens causa alívio da dor por um período.

Infravermelho

É uma radiação eletromagnética indicado também no alívio da dor, diminuição da rigidez, relaxamento muscular e facilita o movimento das articulações. Ele também regenera o tecido, estimula o sistema imunológico, aumenta a circulação sanguínea e diminui a fadiga pós-atividade.

Skip to content