Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim oferece consultas com nutricionista

Uma nutrição adequada é importante para manter a boa saúde durante toda a vida, pensando nisso, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através do Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim, está oferecendo a comunidade franciscana consultas com uma nutricionista, que estará atendendo no Núcleo as quartas-feiras, das 08h às 11h e das 13h às 15h. Os atendimentos são voltados para as crianças e a demanda é aberta. Porém, é necessário agendar a consulta com antecedência na própria unidade.

Para ter acesso ao serviço é preciso estar munido dos seguintes documentos: cópia da Certidão de Nascimento ou RG da criança, cartão SUS e comprovante de residência.

A nutrição para as crianças é especialmente importante, devido ao grande desenvolvimento físico e mental que ocorre durante a infância. Todo ser humano necessita de nutrientes, independentemente da idade, mas as crianças requerem diferentes quantidades à medida que vão crescendo. Proteína, gordura, carboidratos, vitaminas e minerais são unidades básicas de que nosso corpo necessita, e obter estas a partir de fontes saudáveis e em equilíbrio promove o desenvolvimento adequado e pode ajudar a prevenir doenças, como a obesidade infantil.

Crianças pequenas se beneficiam de uma seleção saudável de frutas, legumes, grãos integrais e proteínas. O cálcio, fibras e gordura são nutrientes especialmente importantes para uma criança crescer, para proteger contra doenças e nutrir seus cérebros e corpos em crescimento.