Outubro Rosa: Complexo de Saúde do Caípe de Baixo realizou atividades para comunidade

O Complexo de Saúde do Caípe de Baixo realizou atividades voltadas ao Outubro Rosa – Campanha Mundial de Combate ao Câncer de Mama.

Em 2018, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, inaugurou o Complexo de Saúde do Caípe de Baixo, garantindo a toda comunidade da região mais acesso aos serviços de saúde.

O Complexo compreende serviços do Programa de Saúde da Família – PSF, Farmácia Básica e Saúde da Mulher, beneficiando toda comunidade dos bairros do entorno com atendimento médicos, odontológico, de enfermagem, assistência social, fisioterapia e outros serviços.

Na quarta-feira, 16, aconteceram: roda de conversa ministrada pela enfermeira Mariete Fonseca, que abordou o câncer de mama e do colo do útero. O momento também contou com depoimento da moradora do Caípe de Cima, Samuelita, que venceu o câncer de mama. Bem como orientação das assistentes sociais, que abordaram os direitos da pessoa com câncer.

Já a técnica de enfermagem do Complexo, trouxe a temática do HPV – sigla em inglês para (Papiloma vírus Humano), ou seja, um vírus que infecta pele ou mucosas (oral, genital ou anal), tanto de homens quanto de mulheres, provocando verrugas e câncer, a depender do tipo de vírus.

A Vacina contra o HPV é a medida mais eficaz para prevenção contra a infecção. A vacina é distribuída gratuitamente pelo SUS e é indicada para: meninas de 9 a 14 anos e meninos de 11 a 14 anos;

No Complexo do Caípe, a atividade ainda contou com um momento para tratar do sarampo.

O Dia D de vacinação será no sábado, 19 de outubro de 2019, nas 16 Unidades de Saúde da Família. Devem se vacinar crianças entre 06 meses e menores de cinco anos.

Hoje no Complexo de Saúde de Caipe  de Baixo, iniciou-se as atividades voltadas ao tema Outubro Rosa.

Houve na manhã de hoje 16/10/19 RODA de conversa ministrada pela Enfermeira do Núcleo Mariete Fonseca que abordou sobre o câncer de mama e de útero, houve também depoimento da moradora do Caipe de Cima Sra. Samuelita que venceu o câncer de mama, orientação das assistentes sociais Elane  e Andreia que abordaram acerca dos direitos da Pessoa com câncer e orientações da técnica de enfermagem Gleice que nos trouxe a temática falando sobre HPV e sarampo. Amanhã  dia 17/10/19 estaremos a partir das 13:30h sala de espera ministrada pela Dentista Silvia Rosely pedreira que abordará sobre o câncer de boca.

E na Unidade de Saúde da Família do Caípe de Baixo, a enfermeira Jaciane Gomes realizou preventivos ginecológicos nas mulheres que são  assistidas na unidade.

Nesta quinta-feira, dia 17 de outubro, a partir das 13h30, haverá uma sala de espera, ministrada pela cirurgiã dentista, Silvia Rosely Pedreira, sobre o câncer de boca.

Confira mais atividades:

DIA 22/10 (Terça-Feira), às 09h

• Sala de espera: Dr. Ilmar Cabral

– TEMA: Prevenção da sífilis

• Realização de Testes Rápido

DIA 23/10 (Quarta – Feira), às 09h

• Sala de Espera: Enfa° Mariete Fonseca

– TEMA: Câncer de Mama e o autocuidado

• Realização de Testes Rápido (HIV, Sífilis e Hepatites)

DIA 24/10 (Quinta – Feira), às 09h

• Caminhada com a comunidade do Caípe e região;