Outubro Rosa: Palestra e exame clínico das mamas marcam as atividades das Unidades de Saúde

São Francisco do Conde segue na luta contra o câncer de mama e, nessa luta, nada melhor do que informação de qualidade e ações que visam a detecção precoce da doença, onde a chance de cura é maior. Por isso, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU, está promovendo nas Unidades de Saúde da Família diversas ações alusivas a temática do câncer de mama durante todo o mês, visando estimular as mulheres a fazer seus exames de rotina e promovendo o autocuidado. Nesta terça-feira, dia 16 de outubro, por exemplo, todas as USFs do município foram orientadas a realizar exames clínicas em mulheres acompanhadas nas unidades.

O exame clínico das mamas deve ser realizado rotineiramente pelo médico durante a consulta em mulheres a partir de 25 anos, preferentemente na primeira semana após a menstruação.

O exame também pode ser realizado por outro profissional de saúde treinado (enfermeiro (a)), e tem fundamental importância para a detecção precoce do câncer de mama. Durante o exame, sinais como assimetria, abaulamentos, retrações, nódulos e outros aspectos incomuns são cuidadosamente pesquisados.

A Unidade de Saúde da Família (USF) do Monte Recôncavo promoveu uma ação de ‘sala de espera’ sobre o tema e realizou o exame clínico visando detectar alterações nas mamas das mulheres.

Também em Jabequara, os profissionais da USF chamaram as mulheres do bairro para um momento de autocuidado e prevenção com a saúde.

Em São Bento, a equipe de saúde falou sobre a importância do autoexame da mama e fez a entrega de panfletos informativos. A Unidade também promoveu o exame clínico das mamas e, na oportunidade, agendou preventivo ginecológico das pacientes, bem como, a relação para o mutirão de exame de mamografia que acontecerá para as mulheres de 40 a 69 anos, aqui no município no Centro de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM.

A equipe de Saúde da Família do bairro do Colmonte também participou das ações do Outubro Rosa, além de realizar exames preventivos ginecológicos.

Além dessas atividades, os profissionais de saúde do bairro do Caípe de Baixo promoveram um encontro do Grupo de Combate ao Tabagismo, coordenado pelo médico da USF, com o objetivo de desestimular esse mal hábito, que comprovadamente é um dos grandes fatores de risco para diversos tipos de câncer.

Skip to content