Outubro Rosa: Saúde está promovendo atividades para marisqueiras entre os dias 09, 10 e 11 e dias 24 e 25 de outubro

A Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através de uma ação da Vigilância em Saúde do Trabalhador – VISAT,  estará promovendo entre os dias 09, 10 e 11 de outubro e também nos dias 24 e 25 de outubro de 2018, ações com o tema: Mulheres Marisqueiras e a Prevenção do Câncer.

As atividades estarão acontecendo no Núcleo de Atenção à Saúde da Mulher, no bairro do Caípe de Baixo. O Espaço faz parte do Complexo de Saúde do Caípe.

A atividade, que começou hoje e segue até 11 de outubro, voltando também nos dias 24 e 25 de outubro, também conta com a parceria da Associação dos Pescadores e Marisqueiras de São Francisco do Conde e o apoio do Programa de Apoio ao Estudante Universitário Franciscano (PROUNIFAS), que cedeu 05 alunos do curso de enfermagem para acompanhar o evento.

Essa ação tem como objetivo o rastreamento, detecção precoce, prevenção e controle do diagnóstico de câncer em mulheres que atuam com a pesca artesanal e o beneficiamento de mariscos em São Francisco do Conde. Além dos exames de mama, também são ofertados exames ginecológicos.

O câncer de mama é um dos principais tipos de câncer que podem atingir a mulher, e acontece devido à multiplicação de células anormais no tecido mamário, formando um tumor maligno, inicialmente imperceptível.

Apesar de, nas fases iniciais, o câncer de mama não causar sintomas, o principal sinal que pode indicar a presença do tumor é a palpação de um nódulo endurecido, além de sintomas como dor, vermelhidão ou saída secreção pelos mamilos, por exemplo.

Skip to content