Outubro Rosa: Saúde realiza palestras

O mês de outubro, conhecido internacionalmente como Outubro Rosa, é dedicado à conscientização das mulheres sobre a importância dos exames que detectam o câncer de mama. Diante disto, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU realiza nesta quarta-feira, 31, a partir das 08h30min, no auditório da própria secretaria, um ciclo de palestras abordando o tema.

O objetivo do evento, que é direcionado, principalmente, aos profissionais que trabalham na Atenção Básica, é lembrar a importância da prevenção, alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce deste tipo de câncer, e mostrar aos profissionais como lidar com a doença.

No Brasil, estimativas do Instituto Nacional de Câncer – Inca indicam que a doença será responsável por 52.680 novos casos até o fim do ano. Em São Francisco do Conde, os exames que detectam o câncer de mama podem ser realizados no novo CRESAM (sede) e nas 13 unidades do Programa de Saúde da Família (PSF).

Confira a programação:

08h30min – Boas vindas

9:00 horas – Abertura com a Secretária da Saúde – Dra. Telma da Conceição

09h30min – Tema: A Saúde da mulher na Atenção Básica

Palestrante: Enfermeiro José Raimundo Ribeiro (Diretor da Atenção Básica)

10:00 horas – Tema: A prevenção através dos alimentos

Palestrante: Nutricionista Luciana Veiga

10h30min – Tema: Câncer de mama: Prevenir é essencial

Palestrante: Médica Laís Lima Soares (Unidade de Saúde de Campinas)

11:00 horas – Tema: História de superação

Palestrante: Enfermeira Taís Albergaria

12:00 horas –  Encerramento

 

Outubro Rosa 

O movimento popular internacionalmente conhecido como Outubro Rosa é realizado em todo o mundo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza, mundialmente, a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. Este movimento começou nos Estados Unidos, onde vários estados tinham ações isoladas referentes ao câncer de mama e/ou mamografia no mês de outubro. Posteriormente, com a aprovação do Congresso Americano, o mês de Outubro se tornou o mês nacional (americano) e hoje mundial de prevenção do câncer de mama.