Outubro Rosa traz mais atividades para São Francisco do Conde, entre elas a III Caminhada das Poderosas

 

poderosas iluminadas outubro rosa 2015

São Francisco do Conde continua com as atividades do Outubro Rosa na luta contra o câncer. Entre as ações que a Secretaria da Saúde vem realizando nas Unidades de Saúde da Família está uma mostra de vídeo no bairro de Paramirim, no dia 14, além de palestra sobre a prevenção, autoexame das mamas, câncer bucal, direitos do portador de câncer e os serviços de aferição de glicemia, controle de peso e consultas. O evento contou ainda com o testemunho de uma paciente em tratamento da doença. Ela falou sobre fé, gratidão e alegria de viver. No final, a equipe e as moradoras do bairro que estavam presentes fizeram uma oração pela recuperação da moradora conhecida como “Mequinha”.

Ao longo do mês e em todo o ano, casos suspeitos de câncer de mama são encaminhados pelas Unidades de Saúde da Família para o CRESAM, onde a mastologista faz exames complementares e indica o tratamento necessário.

Quem também realizou atividades foi a equipe de saúde do bairro da Jabequara falando sobre detecção da doença; sinais e sintomas; fatores de risco e tratamento. Já o bairro de Engenho de Baixo fez uma grande Feira de Saúde para a comunidade onde ofereceu serviços e educação em saúde. Ao todo foram 259 exames de glicemia realizados, 293 de pressão arterial; 128 avaliações e mais de 300 escovações com aplicação de flúor.

A feira ainda contou com ginecologista e atendimentos da Secretaria de Agricultura e Pesca – SEAP; além da vigilância epidemiológica que promoveu testes rápidos para detecção de sífilis, HIV e hepatite. 500 pessoas participaram da ação. Na USF  (Unidade de saúde da Família) do Colmonte teve ciclo de palestras  e rodas de conversas com um total de 41 participantes, no dia 21 de outubro. A ação foi finalizada com distribuição de esmaltes cor- de- rosa. E também no dia 21, as Poderosas Iluminadas, grupo de mulheres franciscanas que lutam contra o câncer, promoveram o II Seminário das Poderosas Iluminadas, que levou informação a comunidade.

Durante todo o mês de outubro, o CRESAM (Centro de Referência à Saúde da Mulher) também ofereceu palestras, diariamente, com diversos profissionais.

Para completar, o encerramento das ações do Outubro Rosa será no dia 29 de outubro, quando a SESAU e As Poderosas Iluminadas irão promover a III Caminhada das Poderosas, com saída às 08h, do Posto Nova Era, na Rua Rodolfo Tourinho, passando pela Cubamba, com término no CRESAM.

Veja as fotos das ações de saúde:

Skip to content