Pacientes de São Francisco do Conde e seus familiares realizaram visita ao Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE

Pacientes com insuficiência renal aguda ou crônica graves e seus familiares, moradores de São Francisco do Conde, tiveram uma tarde diferente, na última sexta-feira, dia 26 de julho de 2019, pois a Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, levou 24 desses pacientes atendidos pelo Tratamento Fora do Domicílio – TFD, a cidade de Santo Amaro com o objetivo de conhecer as instalações do Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE.

Atualmente, São Francisco do Conde atende com transporte e Tratamento Fora do Domicílio (TFD) 31 pacientes renais, que são levados três vezes por semana para processo de hemodiálise em cidades circunvizinhas.
Fizemos o convite para que os pacientes viessem conhecer o INERE e esse convite foi bem aceito. Todos que vieram saíram satisfeitos. Vamos trazer os que não puderam vir hoje no início do mês de agosto para conhecer o espaço, a equipe e tirar suas próprias conclusões”, salientou Elivânia Ferreira, assistente social e coordenadora do TFD no município.

O objetivo da visita é que, de maneira gradativa, esses pacientes sejam transferidos para o INERE, com a grande vantagem de ficarem mais perto de casa.

Eu vejo esse projeto com muita alegria, pois além de melhorar a qualidade de vida de quem já tinha o tratamento assegurado, estamos garantindo que se um novo paciente precisar de diálise, ele vai passar muito pouco tempo no hospital”, revelou a secretária da Saúde do município, Eleuzina Falcão, emocionada.

No local, pacientes e familiares tiraram dúvidas, andaram pelas instalações, conheceram as máquinas, reservatório de água, auditório, espaço para atividades ao ar livre, consultórios e toda a estrutura e projeto de funcionamento do INERE.
O acolhimento foi realizado pela assistente social e pelo médico nefrologista do INERE, Dr. Alexandre.

A nossa intenção com essas visitas antes de iniciar o serviço é mostrar que, muito além de uma clínica para hemodiálise, somos uma família, queremos que o paciente conheça o equipamento e se sinta seguro, com profissionais capacitados e experientes”, salientou o diretor-médico, Alexandre.    

Ao final da visita, os pacientes de São Francisco do Conde deram sua opinião sobre o novo espaço: _“No início, eu não gostei da ideia de mudança, pois já estava acostumada com o local, mas quando conheci o INERE percebi que a distância é muito melhor para nós e que essa clínica é muito aconchegante”, explicou Leidiane Glória dos Santos, que faz diálise há cerca de um ano e meio.

A minha qualidade de vida vai ser melhor vindo fazer meu tratamento aqui, eu vou sair mais tarde e chegar mais cedo em casa. Além disso, aqui tem bons equipamentos e um serviço novinho”, revelou  Francisco Santana, que faz tratamento há 04 anos.

Eu estava com muita curiosidade de conhecer a clínica. Vim ver com meus próprios olhos hoje e gostei do que vi! A clínica é bonita, nova e agora não vamos mais nos deslocar do bairro do Socorro até Lauro de Freitas toda semana. Estamos mais perto de casa. Deus abençoe e que dê tudo certo”, falou Maria da Glória dos Santos, mãe e acompanhante de Leidiane.

Através de uma parceria entre o Governo do Estado, seis municípios do Recôncavo Baiano e a iniciativa privada, a Prefeitura de Santo Amaro inaugurou no dia 12 de abril de 2019, o Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE, que atenderá aos moradores do município santo-amarense, bem como as cidades de São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara. Com esse novo equipamento de saúde pública, a região ganha relevância no tratamento dos pacientes que sofrem de insuficiência renal.

É muito bom ver no semblante das pessoas que vieram conhecer a clínica que eles entenderam que a qualidade de vida deles vai melhorar. Só quem sabe as dificuldades que essas pessoas enfrentam sabe dar valor a esse empreendimento”, frisou a secretária Eleuzina Falcão ao final da visita.

Skip to content