Pacientes de São Francisco do Conde estão realizando hemodiálise mais perto de casa

Com a inauguração do Instituto de Nefrologia do Recôncavo – INERE, sediado em Santo Amaro, fruto da parceria entre o Governo do Estado, seis municípios do Recôncavo Baiano e a iniciativa privada, passou a ser possível atender as pessoas que sofrem de insuficiência renal crônica mais perto de casa. O instituto recebe pacientes do município santo-amarense, e das cidades de São Francisco do Conde, Candeias, São Sebastião do Passé, Madre de Deus e Saubara.

São Francisco do Conde já tem 17 pacientes em tratamento no INERE (Instituto de Nefrologia do Recôncavo), e com a mudança, eles ganharam mais tempo livre em decorrência da diminuição no tempo de deslocamento.

O INERE dispõe das seguintes modalidades de terapia renal substitutiva: hemodiálise, ambulatório de atendimento a pacientes pré-dialíticos (estágio IV e V), além do encaminhamento para transplante renal.

De acordo com a coordenadora de Enfermagem e Especialista em Nefrologia, Francislene Ribeiro Santos, a qualidade de vida desses pacientes muda para melhor. “A possibilidade de realizar esse tratamento em um município próximo da residência traz muitos benefícios. A questão da segurança em relação aos riscos em deslocamentos para municípios mais distantes, a redução de possibilidades de intercorrência em viagens de longas distâncias, além do conforto e comodidade de estar próximo de casa, da família, além dos cuidados da equipe, um acompanhamento de um modo geral, mais próximo do paciente”.

São Francisco do Conde atende 36 pacientes com insuficiência renal crônica (em tratamento ou em acompanhamento após transplante) garantindo transporte e o auxílio Tratamento Fora do Domicílio (TFD).

Skip to content