Parceria da Prefeitura e Rádio Sociedade trará a ação “Sociedade pelas Cidades” para o município dia 28 de março

No próximo dia 28 de março (quinta-feira), a Rádio Sociedade estará em São Francisco do Conde realizando uma ação especial de transmissão ao vivo de sua programação, através do “Sociedade pelas Cidades”. A ação, inclusa na programação das comemorações pelos 81 anos de Emancipação Política da cidade, tem iniciativa da Secretaria de Comunicação – SECOM e contará com a parceria de diversas secretarias municipais, levando serviços gratuitos a toda comunidade.

O Sociedade Truck – estúdio móvel da emissora – e os stands de serviços serão montados na Praça Maria do Benzê, estando disponível aos munícipes das 10h às 14h. Os radialistas da Rádio Sociedade farão a transmissão do programa ao vivo e autoridades locais serão entrevistas ao longo da ação. Entre os membros da equipe do veículo de comunicação estarão os radialistas Jorge Araújo e Silvana Oliveira com o programa de variedades e jornalismo CONEXÃO SOCIEDADE (das 10h às 12h) e Pedro Sento Sé, Toni Silva, Catarina Mattos e Marcos Valença com o programa esportivo SPORT+ (das 12h às 14h). O repórter Noel Tavares também estará presente fazendo flashes e entradas ao vivo, além de entrevistando a população.

Serviços ofertados pela Prefeitura já confirmados: limpeza, ordenação do trânsito, atendimentos do CRAM (Centro de Referência em Atendimento à Mulher Vítima de Violência), do CEJUSC (Centro Judiciário de Solução Consensual de Conflitos), da AJG (Assistência Judiciária Gratuita) e dos conselhos dos Idosos, da Mulher, da Juventude e da Pessoa com Deficiência. Além destes, a Ouvidoria Geral do Município estará presente ouvindo sugestões, acatando denúncias e esclarecendo sobre os serviços do órgão, bem como a “Sala do Empreendedor” também será montada no local ofertando serviços de orientação contábil, abertura de MEI (Microempreendedor Individual), linha de microcrédito – CredBahia e realizando cadastramento no aplicativo “Me Chame” – classificado digital para o trabalhador autônomo do município que aproxima os clientes de prestadores de serviços nas mais diversas áreas. Outro serviço a ser disponibilizado será o de esclarecimentos sobre os programas municipais PROUNIFAS (Programa de Apoio ao Universitário Sanfranciscano) e PROAP (Programa de Atenção, Acompanhamento Pedagógico e Psicossocial a Estudantes). Além desses, a Prefeitura também vai ofertar ações de saúde bucal com palestra e escovação, ações de saúde do trabalhador, testes rápidos para detecção de HIV/AIDS, hepatite e sífilis, bem como fará palestra sobre DST’s, distribuição de preservativos e aferição de PA. Atendimento aos contribuintes também será ofertado: Pessoa Física – consulta do IPTU, atualização de imóvel, parcelamento de dívida e dúvidas em geral. Pessoa Jurídica – parcelamento de dívidas, Nota Fiscal Eletrônica, atualização cadastral, dúvidas de legislação tributária e consultas em geral. Na área social, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Idoso estará presente com samba, artesanato, coral e atividades socioeducativas; o CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) do Coroado fará panfletagem sobre o órgão e sua área de abrangência, além de aula de dança com o oficineiro Cosme; o CRAS da Sede fará exposição de artesanato do PAIF (Proteção e Atenção Integral à Família) e o CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) realizará atividade de abordagem aos transeuntes, orientação no tocante ao combate à violência e, exposição e distribuição de material informativo sobre o mesmo tema.

Serviços ofertados pela Rádio Sociedade: parque infantil com 04 brinquedos: cama elástica, futebol de sabão, tobogã inflável e batalha de cotonete; massagem relaxante com profissionais parceiras da rádio (duas cadeiras quick massage); e, aferição de pressão e glicemia.

AÇÕES EM COMEMORAÇÃO A EMANCIPAÇÃO POLÍTICA

Entrega da Fonte do Mato totalmente requalificada dia 21 de março. Através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, em comemoração ao aniversário da cidade (em 30 de março) e ao Dia Mundial da Água (22 de março), será entregue no próximo dia 21 de março, a partir das 09h, a Fonte do Mato totalmente requalificada. Localizada na Travessa Castro Alves – Sede, a fonte foi revitalizada como culminância ao projeto apresentado na Escola Joaquim Alves Cruz Rios, durante a Conferência Infanto-juvenil de Meio Ambiente. Na oportunidade, serão ofertados serviços gratuitos da Prefeitura e da EMBASA a comunidade.

O Dia Mundial da Água, 22 de março, foi criado com o objetivo de alertar a população sobre a importância da preservação da água para a sobrevivência de todos os ecossistemas do planeta.

Entrega do Serviço de Fisioterapia Clínica, da base do SAMU, fardamento da equipe e de unidades móveis de emergência dia 25 de março. Através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU) serão entregues dia 25 de março, a partir das 09h, os seguintes equipamentos: o Serviço de Fisioterapia Clínica (SFC) – que ofertará fisioterapia clínica, neurológica, respiratória, ortopédica e outros, além de pilates de solo; a base do SAMU 192 – que recebeu melhorias em sua estrutura, tais quais: pintura e reforma de banheiros, as instalações elétrica e hidráulica foram renovadas, além da construção de uma farmácia para abastecer as ambulâncias e almoxarifado; e, a entrega do novo fardamento da equipe do SAMU juntamente com o reforço de dois importantes equipamentos para a Saúde, que são as duas novas unidades móveis: um veículo para compor a frota do SAMU 192 – com suporte para transporte neonatal de alto risco, sendo essa ambulância a mais moderna da região, e também uma nova e moderna UTI Móvel – para transferência de pacientes regulados em estado grave.

Ainda sobre o Serviço de Fisioterapia Clínica, além da sede do município, também atende no Complexo de Saúde do Caípe de Baixo às comunidades dos bairros do entorno, gerando cerca de 500 atendimentos mensais, antes mesmo da inauguração do serviço na Sede. E, com a entrega da obra na Rua Raimundo Ribeiro, o objetivo é ampliar os atendimentos em fisioterapia para cerca de mil atendimentos mensais. O diferencial desse serviço é que ele também oferta a comunidade, atendimento domiciliar para pacientes acamados (já estão cadastrados 118 pacientes), gerando mais de 300 atendimentos domiciliares por mês.

Entrega da Unidade de Saúde da Família – Colmonte dia 27 de março. A comunidade franciscana vai ganhar a nova estrutura física da Unidade de Saúde da Família – Colmonte, que também atenderá aos moradores do bairro da Curupeba, no próximo dia 27 de março, a partir das 09h. A nova USF funcionará na Rua Jerusalém – Curupeba (antigo Restaurante Azeite e Brasa). A mudança de espaço vai permitir a equipe de Saúde que atua no bairro oferecer mais acolhimento, conforto, um atendimento mais humanizado e mais atividades com a comunidade. No bairro estão cadastradas 2.728 pessoas que serão beneficiadas diretamente pela nova estrutura física.

Ato Cívico dia 30 de março. No próximo 30 de março, quando São Francisco do Conde completará 81 anos de Emancipação Política, uma solenidade cívica para celebrar a data histórica ocorrerá na Praça da Independência. Assim como nos anos anteriores, a primeira atividade do dia será a alvorada, às 05h, e mais tarde, às 08h, o ato cívico com o hasteamento das bandeiras do Brasil, da Bahia e de São Francisco do Conde e execução dos respectivos hinos. Além da presença de diversas autoridades municipais e da comunidade franciscana, haverá apresentações das fanfarras das escolas municipais e apresentações culturais.

Entrega da Creche do Gurugé dia 02 de abril. Com capacidade para atender cerca de 100 crianças, em 02 de abril, a partir das 08h, será inaugurada a Creche Leonor Teixeira, no bairro do Gurugé. A entrega desse equipamento pela gestão municipal, através da Secretaria da Educação (SEDUC), irá beneficiar diretamente as mães trabalhadoras do bairro e adjacências. A creche irá atender a faixa etária de 01 a 03 anos de idade, em tempo integral, algo inédito em São Francisco do Conde. A unidade escolar, que tem uma estrutura de ponta, é uma conquista do município junto ao Programa Nacional de Reestruturação e Aquisição de Equipamentos para a Rede Escolar Pública de Educação Infantil (Proinfância), que faz parte do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) do Ministério da Educação. Para que fosse possível a construção da creche, a partir de um projeto padronizado fornecido pelo FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação), a Secretaria Municipal da Educação (SEDUC) elaborou um Plano de Ações Articuladas (PAR), a partir do diagnóstico da sua situação educacional.

Skip to content