Pedagogia, o novo curso oferecido pelo Polo de São Francisco do Conde

A arte de ensinar como a essência da Pedagogia – o novo curso que passa agora a ser oferecido em São Francisco do Conde, através do Polo de Apoio Presencial de São Francisco do Conde. A cerimônia de abertura aconteceu na manhã de sábado (02), na Câmara Municipal de Vereadores.

Participaram da abertura do curso, junto com a superintendente executiva da Secretaria da Educação, Rahijois Oliveira, a pedagoga e Bacharel em Filosofia, Márcia de Freitas Cordeiro, Doutora em Difusão do Conhecimento pela UFBA e a Mestre em Tecnologias Educacionais com graduação em Administração Pública, Márcia Rangel, que é superintendente de Educação a Distância e coordenadora da Universidade Aberta do Brasil (UAB), na Universidade Federal da Bahia (UFBA).

“O curso é a Licenciatura em Pedagogia, na modalidade Educação à Distância – EAD, ofertado em turma única, pela UFBA/SEAD, através da FACED, dentro do Programa Universidade Aberta do Brasil (UAB), com oferta de duas turmas no polo de São Francisco do Conde”, informou Márcia Rangel.

O Polo de Apoio Presencial de São Francisco do Conde, registrado por meio da Lei Municipal 452/2017, funciona na Escola Arlete Magalhães (antigo CEJAL) e pode abrigar cursos de licenciatura, bacharelado e pós-graduações das instituições públicas devidamente cadastradas na Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), por meio da Universidade Aberta do Brasil, que oferta uma gama de mais de 240 cursos para os municípios do país.

“Com este curso no polo EAD, o prefeito Evandro Almeida visa ampliar as oportunidades para os jovens franciscanos. Além da UNILAB, que o prefeito apoia e luta diariamente para fortalecer, a educação à distância é também uma das alternativas que a gestão tem apostado para oportunizar aos franciscanos, acesso ao ensino superior”, declarou o secretário da pasta da Educação, Marivaldo do Amaral.

Por meio do Programa Nacional de Administração Pública é ofertado o Bacharelado em Administração Pública e as pós-graduações em Gestão Pública, Gestão Pública Municipal e Gestão da Saúde, disponibilizados pela Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) são disponibilizadas as especializações em  Sociologia e Filosofia, Saúde Coletiva e da Família, e Direito das Comunidades Tradicionais: Quilombola, Indígenas e Afrodescendentes. A seleção ocorre por meio de edital das universidades parceiras. Também são ofertados cursos da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), como a especialização em Recursos Hídricos Ambientais e Energéticos.

De acordo com Jaciara de Santana, coordenadora municipal de EAD, “agora iniciamos os cursos da área de exatas, pois no município existe uma carência de pessoal nesta área e o IFBA ofereceu, por edital aberto, cursos de Licenciatura em Matemática, Física e Ciência da Computação”.