População é beneficiada com entrega de uma moderna Unidade de Saúde da Família

psf_bfria

Na manhã desta sexta-feira, dia 10 de maio, a população sanfranciscana recebeu a prefeita Rilza Valentim em carreata para dar início a inauguração da Unidade de Saúde da Família – Jaciara Santana Bispo Medeiros, localizada no bairro da Baixa Fria. O representante da Rua Juvenal Eugênio de Queiroz, Edmilson Bibite, relatou seu contentamento com as obras que estão sendo entregues no bairro: “nos sentiamos órfãos. Hoje recuperamos nossa diagnidade e alegria de ser sanfranciscano”, frisou.

Em discurso, a prefeita Rilza Valentim falou sobre como ficou boa a obra que estava sendo entregue. “Que qualidade que ficou esse posto. Até o final do mandato vou inaugurar mais quatro unidades com esse mesmo padrão”. Além disso, ela informou que o PSF da Baixa Fria também funcionará como Centro de Referência para a anemia falciforme já no próximo mês.

Presente ao evento, Maria Quitéria, presidente da UPB, também fez questão de deixar sua opinião sobre as mudanças implemantadas na atual gestão: “Vocês merecem um posto de saúde como esses. Eu já visitei os 417 municípios da Bahia e posso dizer que não tem obra parecida com essa. No estado, quando se fala em administração pública e em trabalho o nome Rilza Valentim é lembrado”.

A secretária municipal da Saúde, Telma Silva, pediu a população que visitasse a obra para conferir a qualidade e beleza do novo prédio público. Ela também explicou a importância do PSF para prevenção de doenças e promoção da saúde. “O hospital trata da doença e o PSF cuida da saúde do sujeito e da sua família, englobando vários programas”. Ela também agradeceu a dedicação dos profissionais que cuidam da saúde dos sanfranciscanos. A unidade conta com estacionamento, sala de vacinas e curativos, consultórios: médico, odontológico e de serviço social, enfermagem e farmácia básica, além de salas de reunião e de observação, entre outros espaços, que vão facilitar o acesso da população aos serviços municipais de saúde.

Durante a homenagem a Jaciara Santana Bispo Medeiros, famíliares e profissionais que conviveram com a técnica em enfermagem não resistiram a emoção e choraram com a lembraça de sua alegria e amor pela vida.

O evento contou com a presença da presidente da Uniãos dos Municípios da Bahia (UPB), Maria Quitéria, e autoridades locais como vereadores, secretários e assessores municipais, além dos cidadãos sanfranciscanos.