Pré-ENEM de São Francisco do Conde aprova estudantes nas universidades públicas

O sonho de cursar uma universidade pública se tornou realidade para um grupo expressivo de estudantes franciscanos. Aprovados no Exame Nacional do Ensino Médio, eles foram alunos do Pré-ENEM, curso preparatório oferecido gratuitamente pela Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Educação – SEDUC. 

Assim como o ENEM se tornou a principal porta de entrada para o Ensino Superior, a gestão municipal também se adequou aos novos tempos e criou, em 2018, o Pré-ENEM, em substituição ao PREVEST, que durante anos exerceu papel similar na vida dos munícipes.  Com um time de professores de primeiro escalão, material didático, ambiente virtual de aprendizado e aulas de campo, as chances de ingresso no Ensino Superior aumentaram e a aprovação dos franciscanos em universidades públicas atesta a qualidade do curso. 

Pelo SISU (Sistema de Seleção Unificada), os estudantes conseguiram a proeza de ingressarem em faculdades públicas, onde se tem grande concentração de alunos de escolas particular. 

Na opinião de Elinaldo Casais, aprovado em Computação na Universidade Federal da Bahia (UFBA),  ”o projeto Pré-Enem, como investimento da gestão municipal, juntamente com o apoio do Secretário de Educação Marivaldo do Amaral, fez jovens do município, através de uma boa preparação, ter acesso às várias formas de ingresso em diversas universidades, resgatando o destaque na educação de qualidade que o município pode oferecer. A educação que transforma o mundo”. 

 Ele também salientou a importância da disciplina nos estudos. ”O  primeiro passo pra foi definir objetivos específicos e criar uma rotina. O processo inclui dar foco às matérias onde o vestibulando tem mais dificuldade. Para um bom resultado no Enem, é fundamental ainda combinar a dedicação na escola e em casa”. 

”Minha experiência com o Pré-ENEM foi excelente”, disse, por sua vez, Leilane Santos . ” Participei em 2018, mas não fui até o fim. Em 2019 conseguir assistir as aulas até o final, o que foi de grande importância para conseguir uma nota boa. Saí dos 680 pontos para 840 pontos na redação”.  De acordo com ela ”minha dedicação, juntamente com os professores excepcionais, me ajudaram a conseguir uma vaga na universidade pública. Fui aprovada em Geografia pela  Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS)”. 

Com relação ao novo futuro, que começou a ser traçado com a aprovação em BI Humanidades na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB),  a mais nova universitária Elizabeth dos Santos, também egressa do Pré-ENEM, disse que ”as minhas expectativas são as melhores possíveis, pois eu achava que não era capaz de conseguir uma vaga através do ENEM, sempre via as reportagens sobre o assunto e achava impossível para mim”. 

Elizabeth também relatou que as aulas no Pré-ENEM foram fundamentais para o resultado. ”Com certeza, o ‘Pré’ foi fundamental. Eu já estava, a alguns anos, fora da sala de aula e sabia que se realizasse a prova sem um curso, eu não teria chances,  até porque,  a concorrência tem aumentado consideravelmente. Logo, fiquei feliz pela gestão  ter nos dado esta oportunidade,  principalmente aos que não são adolescentes”. 

Aprovada em Serviço Social na UFBA, a estudante Adriana disse que “para mim significou muito atingir este resultado, agradeço muito a Deus, é maravilhoso ver que todo a minha dedicação e a dedicação que me foi dada rendeu frutos e que, em virtude disso, uma nova fase se inicia em minha vida: a realização de um sonho. Para alguns, sonhos são besteira, para mim não,afinal , como disse o escritor Augusto Cury  ‘os sonhos não determinam onde vamos chegar, mas produzem a força necessária para nos tirar do lugar no qual estamos”. 

“Vale ressaltar que ter participado do Pré-ENEM foi de fundamental importância para que eu pudesse alcançar tal resultado. Lá, eu tive um grande suporte educacional, os professores são ótimos, a equipe é ótima, e havia sempre Camila e Sandra, com toda a motivação e inspiração, que não permitia que ninguém sucumbisse ao desânimo”, concluiu.

 Confira a lista dos estudantes aprovados para as universidades públicas e respectivos cursos:

1-Anderson França    Letras /UNILAB

2-Maria Eduarda    Engenharia Cívil/ UFBA

3-Litza Couto    BI Humanidades/ UFBA

4-Dedimar de Jesus    Ciências Tecnologia e inovação/ UFBA

5-Adriana de Jesus    Serviço Social/ UFBA

6-Erica de Jesus    Agronomia/UEFS

7-Leilane Santos    Geografia/UEFS

8- Letícia Borges    Letras/ UNILAB

9- Elizabeth dos Santos    BI Humanidades/ UNILAB

10- Elinaldo Casais    Computação/ UFBA

11- Dheison Conceição     Agroecologia/  UFRB

12- Daiane dos Santos    Bi em Humanidades/ UNILAB