Prefeito empossa representantes do Conselho Municipal de Cultura de São Francisco do Conde

No último dia 27 de fevereiro, São Francisco do Conde deu um salto significativo para a promoção da cultura local. Membros de associações voltadas para as manifestações culturais e festejos populares foram empossados no Conselho Municipal de Cultura. Um diferencial perante os anos anteriores que requer dos conselheiros mais responsabilidade, conforme destacou a diretora de Cultura, Joelza Menezes. “Vocês agora fazem parte de uma família e são um instrumento muito importante para a elaboração dos projetos da secretaria e da Prefeitura. E é através desses projetos que realizamos as ações para as comunidades(…). Esse conselho foi construído de maneira diferenciada porque foi instituído com as associações, as quais estão representadas por todos os bairros. Entendemos que a associação tem representatividade maior. Então, se o conselheiro não estiver dando resposta à sociedade, a associação é chamada à responsabilidade“.

Em seu pronunciamento, o presidente da comissão, Raianderson Alcides, agradeceu as instituições que se dispuseram a participar do conselho, bem como a equipe da SECULT e ao prefeito Evandro Almeida pela confiança depositada. “Na eleição pudemos ver o quanto os bairros estão bem representados (…). Que vocês, conselheiros, sejam parceiros desta secretaria, que está disponível e aberta ao diálogo. Que nós possamos ter um conselho ativo e estar de braços unidos em prol da cultura de São Francisco do Conde“, frisou.

Em seguida, foi a vez do secretário da pasta, Osman Ramos, dar a sua contribuição e reforçar o pedido de parceria. “Hoje estamos dando posse a vocês, conselheiros, e esperamos que vocês possam fazer essa parceria com a SECULT. É através de vocês que a gente consegue desenvolver um bom trabalho, principalmente as grandes festas populares, como o Carnaval, que está sendo financiado pelo Fundo Municipal de Cultura, e outros como o Festival do Samba, a Lavagem da Conceição e o Cultura em Movimento, que foi outro projeto da Prefeitura que deu certo“, lembrou Ramos.

O vice-prefeito e secretário de Governo Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe), também presente a ação, falou da valorização que vem sendo dada as comunidades dos bairros e o papel protagonista que elas têm assumido. “Primeiramente, quero parabenizar a equipe de Osman pelo belíssimo trabalho que vem fazendo a frente da Secretara de Cultura, principalmente diante da visibilidade dada aos bairros. Eu acho que Osman deu prioridade maior e buscou mais os conhecimentos das comunidades. Vocês estão resgatando a cultura de nosso município, não deixando acabar as tradições culturais de nossa cidade“.


Seguindo a ótica da valorização cultural local, o prefeito Evandro Almeida comemorou o momento, visto que as áreas de Cultura e Turismo despontam como propulsoras do aumento do número de visitantes na cidade e, consequentemente, da elevação da renda dos franciscanos. “O trabalho que você vem fazendo, Osman, vem sendo muito bom para o nosso povo e nossa cidade. Nós elegemos Turismo e Cultura como os vetores principais de São Francisco do Conde, tendo em vista que o petróleo está acabando. Ontem mesmo tive uma reunião com a juíza e ela falou justamente sobre isso, então, como temos uma cidade abençoada por Deus por suas belezas naturais, histórica e cultural temos que explorar isso. Nesse ano de 2019 estamos voltados para incentivar cada vez mais a Cultura e o Turismo de São Francisco do Conde. Cabe agora a vocês, conselheiros, serem parceiros da Prefeitura, como já falou o secretário, mostrando como devemos trabalhar para alavancar cada vez mais a cultura do nosso município. Então, está nas mãos de vocês, é um trabalho que não é fácil, é árduo, mas vamos fazer e continuar lutando para fazer desta cidade uma cidade melhor. Os nossos bairros estão desenvolvendo e cada vez vemos que eles estão ‘engolindo’ a sede, estão crescendo, estão ficando estruturados. E digo mais, eles não dependem tanto da Prefeitura, não, eles mesmos se reúnem e promovem o que têm de interesse comum“, ressaltou o gestor do município, desejando a todos, na oportunidade, um ótimo Carnaval.