Prefeitura celebrou 10 anos do SAMU 192 São Francisco do Conde com missa e evento solene

Em São Francisco do Conde, o dia 29 de agosto de 2019 marcou a chegada de uma década da implantação do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU 192, em solo franciscano.

Para celebrar os 10 anos dessa importante estratégia de saúde, que ajuda a salvar muitas vidas, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde, promoveu uma grande comemoração a altura do trabalho realizado diariamente pela equipe que atua 24h por dia, 07 dias na semana, 365 dias no ano e conta com 42 profissionais entre: condutores, técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos.

O SAMU 192 é um serviço utilizado em casos de emergência. O Ministério da Saúde lançou, em 2003, a Política Nacional de Urgência e Emergência com o intuito de estruturar e organizar a rede no país.

O SAMU é um serviço administrado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, com parceria do Ministério da Saúde e pode ser acionado pelo telefone 192.

A celebração em São Francisco do Conde começou com um missa em ação de graças na Igreja Jesus Misericordioso, onde a emoção tomou conta de gestores e profissionais e, em diversos momentos, foi difícil segurar o choro.

Após as bênçãos, autoridades, profissionais da saúde, imprensa e equipe do SAMU 192 se reuniram no auditório da Secretaria da Educação – SEDUC, para participar de um evento solene e de um delicioso café da manhã.

Durante toda amanhã, autoridades aproveitaram para falar sobre a importância do serviço para o município e toda região metropolitana, tendo em vista que o SAMU 192 também atende de forma regionalizada.

Vocês, profissionais do SAMU 192, são fundamentais! Existia um buraco assistencial entre o atendimento do paciente por Unidades de Saúde da Família e a entrada dele no hospital. As pessoas que sofriam um mal súbito na rua, por exemplo, ou um acidente, não tinham o devido socorro e o SAMU veio preencher essa lacuna. Esse é um programa que não vai acabar, nós seremos eternamente importantes nesse país e essa certeza nos traz muita responsabilidade. Essa é um missão, muitas vezes sofrida, mas a gente faz com amor e o resultado é fantástico. Quero agradecer as autoridades municipais e a secretária da Saúde por entenderem a importância dessa equipe. Eu me sinto pessoalmente homenageada hoje”, discursou a médica reguladora na SAMU Metropolitano Adielma Nizarala.

A palavra de ordem dessa equipe hoje é gratidão. Em 10 anos nunca sofremos nenhum acidente durante uma ocorrência, sempre fomos bem acolhidos e isso nos inspira diariamente a fazer mais e melhor. São 10 anos de muito trabalho e muitas vidas que ajudamos a salvar e vidas que perdemos apesar do nosso esforço. Não somos chamados de anjos à toa. Só quem veste esse macacão sabe o quanto é difícil e gratificante ser ‘samuzeiro’ com amor”, declarou Ivonete Franco, Coordenadora do SAMU de São Francisco do Conde.

Já a secretária Municipal da Saúde, Eleuzina Falcão, se mostrou muito emocionada em sua fala: “Essa é uma equipe que tem uma importância que não tem medida para nós. A nossa base do SAMU 192 está inserida na Região Metropolitana e é um suporte essencial aos municípios da região. Atendemos a comunidade franciscana e todo entorno. Agradecimento, amor e serviço… são palavras fundamentais nesse momento tão importante e histórico. Quero agradecer a ex-prefeita Rilza Valentim que soube reconhecer a importância desse serviço e garantir a sua implantação. Agradecer ao prefeito Evandro Almeida e seu vice, Carlos Alberto Bispo Cruz, pelos investimentos nas melhorias e condições de trabalho da equipe. Agradecer a Câmara de Vereadores pelo apoio as ações da saúde e falar de amor, pois esse trabalho é feito com total dedicação. Em 10 anos foram mais de 4 mil ocorrências atendidas. São 365 dias por ano funcionando para garantir a segurança de verdadeiros anjos da guarda”, salientou a gestora da pasta.

Eleuzina Falcão fez um apanhado dos investimentos e deu em primeira mão uma boa notícia para a comunidade: “O SAMU 192 tem um papel claro. A comunidade precisa entender que transporte de paciente é feito por uma das 12 ambulâncias do município. O papel do SAMU é atender situações de urgência e emergência evitando sequelas e morte. A equipe do SAMU 192 tem feito cursos para a população, visando preparar a comunidade para atuar em situações de emergência de forma mais segura e assertiva. Nossa base é uma referência técnica na região metropolitana.”.

“Nós reformamos a base do SAMU esse ano. Temos hoje uma UTI Móvel com suporte para transporte neonatal de alto risco, acredito que apenas a capital tenha um veículo com esse equipamento. Quero, por fim, anunciar a renovação da frota e dizer que vamos receber duas novas ambulâncias para atender cada vez mais e melhor”.

Representando o prefeito de São Francisco do Conde, o vice-prefeito, Carlos Alberto Bispo Cruz, fez sua fala de agradecimento: “Hoje, eu ouvi muitas vezes a palavra gratidão. Essa gratidão é o que o nosso prefeito tem por vocês. A equipe salvou a vida do nosso prefeito. Eu estava presente e vocês foram verdadeiros anjos. Essa eficiência e dedicação salvaram a vida dele. Somos muito gratos a vocês! É uma pena ele não poder estar aqui para agradecer pessoalmente, mas o gestor tinha compromissos inadiáveis e me pediu para dar um abraço nessa equipe maravilhosa”.