Prefeitura de São Francisco do Conde é representada no VI Seminário Baiano de Educação Integral

A Educação Integral é uma das metas que a Secretaria da Educação de São Francisco do Conde estabeleceu em seu Plano Estratégico, na gestão do prefeito Evandro Almeida. Tal objetivo tem sido conquistado de maneira contínua, inserindo o município no mapa das cidades com a melhor Educação pública do Brasil.

Nesse sentido, a SEDUC foi convidada a participar do VI Seminário Baiano de Educação Integral, realizado pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia. O evento aconteceu nos dias 03 e 04 de outubro, no campus VI da Universidade do Estado da Bahia – UNEB, em Caetité.

A organização do seminário ficou a cargo da Faculdade de Educação da Universidade Federal da Bahia – FACED/UFBA em parceria com o Comitê Territorial Baiano de Educação Integral e Integrada, a União de Dirigentes Municipais de Educação da Bahia – UNDIME/BA e o Núcleo Territorial de Educação do Sertão Produtivo – NTE 13.

Vivências, movimentos, estudos e pesquisa em Educação Integral na Bahia: ação conjunta comitê e universidade foi a mesa de diálogo em que as experiências em Educação Integral em São Francisco do Conde foram compartilhadas. A diretora pedagógica da SEDUC, Cristiana Ferreira, representou o secretário Marivaldo do Amaral. Também participaram do seminário, Francisca Teles, que é membro do Comitê Baiano de Educação Integral e integra a Diretoria Pedagógica da SEDUC, além da coordenadora pedagógica da Escola Arlete Magalhães, Carla Ferreira, que também coordena o GT de Educação Integral, do Referencial Curricular Franciscano – RCF.

Segundo o secretário Marivaldo do Amaral, “A secretaria da Educação de São Francisco do Conde tem sido convidada, constantemente, a participar de fóruns e de encontros acadêmicos e profissionais sobre Educação, exatamente pela experiência que nós temos desenvolvido, o trabalho que nós temos cumprido diariamente em prol da qualidade da Educação do nossos estudantes. Fruto disso é o reconhecimento das instituições que trabalham neste campo. O fórum de Caetité é um desses exemplos, assim como as constantes aulas da Faculdade de Educação da UFBA e mesmo de outras universidades, como uma forma de reconhecimento de que o trabalho que está sendo feito, gerará grandes frutos para o município de São Francisco do Conde e para os nossos estudantes a médio e longo prazo”.

O objetivo central do encontro foi promover um espaço de diálogo e trocas de experiências a respeito dos desafios e possibilidades para o desenvolvimento de políticas de Educação Integral no Brasil.