Prefeitura de São Francisco do Conde entregou nesta quinta-feira (21) a Fonte do Mato totalmente requalificada para a comunidade da sede

Em comemoração ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca – SEMAP, na atuação do grupo da Educação Ambiental, e em parceria com a Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, realizou nesta quinta-feira (21) a entrega da Fonte do Mato totalmente requalificada para a comunidade da sede. A ação também teve o apoio das secretarias municipais de Serviços, Conservação e Ordem Pública – SESCOP e de Infraestrutura – SEINF.

Com a reforma, a fonte ganhou um refletor, que melhorou em muito a iluminação local, e nova pintura, além de ter as torneiras substituídas e passar pelos serviços de desobstrução da rede de drenagem e limpeza do espaço. Pensando na segurança dos frequentadores, a fonte só funcionará nos horários de 06h às 18h, todos os dias da semana.

O gestor da pasta da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca, Renato Costa Rosa, afirmou que a secretaria já trabalhava em um projeto de revitalização de todas as fontes de São Francisco do Conde, assim como já vinha executando trabalhos de conscientização sobre a importância histórica daquele patrimônio para o município. O secretário também aproveitou a oportunidade para chamar a atenção para o desenvolvimento de práticas que favoreçam a economia da água e o cuidado e vigilância com o local. “Sabemos que precisamos de um olhar mais sensível para a questão da escassez da água que ameaça o nosso planeta, esse momento também vem com essa missão de conscientizar a população em cuidar e proteger esse local. Precisamos que a comunidade seja parceira da Prefeitura, pois hoje firmamos um compromisso; a partir de hoje a comunidade será os olhos da administração“, declarou Costa Rosa.

A jovem Brenda Vitória, de 13 anos, aluna do Colégio Cruz Rios, foi uma das idealizadoras desse projeto, cujo objetivo era o de levar melhorias para a fonte. Brenda, ao ver seu projeto pronto, demonstrou seu sentimento de gratidão e contou como tudo começou. “Ao descobrir a importância histórica da Fonte do Mato e os recursos naturais que ela oferece a comunidade, além de ter abastecido muita gente no período de falta de água encanada, decidimos apresentar o nosso projeto aos nossos professores. Ao ser aprovado, apresentamos à Câmara de Vereadores e eles abraçaram nossa ideia. Ver o projeto sendo executado e saber que eu fui uma das causadoras, sinto-me muito feliz! É algo muito importante para nós alunos. É sentimento de missão cumprida“,revelou a estudante.

Eu moro nesta rua a trinta anos, e no tempo em que não tinha água encanada em São Francisco do Conde as pessoas vinham pegar água pra beber aqui na Fonte do Mato. É uma água muito boa e gostosa, eu fiquei muito feliz de ver a reconstrução da fonte, além de criar expectativa muito grande em ver a comunidade frequentando o local como antes“, contou a moradora Maria Cleonice Alves dos Santos, de 63 anos.

O evento também contou com a presença do secretário da Educação, Marivaldo do Amaral, a secretária de Desenvolvimento Econômico, Ana Christina Oliveira, do ouvidor do município, Alberto Jorge Mattos (Beto Maria) e o vereador Renato Júnior, além dos membros das escolas municipais Maria Amélia e Cruz Rios.