Prefeitura e Estado definem a entrega do CAPS e da Academia da Saúde para o primeiro semestre de 2019

Nesta terça-feira, 15 de janeiro 2019, a Prefeitura de São Francisco do Conde e de outros 12 municípios baianos se reuniram na sede da Secretaria Estadual da Saúde – SESAB, no Centro Administrativo, em Salvador, para tratar do cronograma de entregas do Programa de fortalecimento do SUS – PROSUS na RMS (Região Metropolitana de Salvador).

O programa está com uma extensa agenda de entregas para o ano de 2019, com inaugurações de Policlínicas, Unidades Básicas de Saúde, Academias da Saúde, uma Unidade de Acolhimento Infantojuvenil, um Centro de Referência de Saúde do Trabalhador e Centros de Atenção Psicossocial, que estão sendo construídos nos 13 municípios da RMS.

O calendário das entregas foi apresentado durante a reunião para os secretários municipais de Saúde. “Através deste projeto, investimos na construção de diversos equipamentos de saúde, na estruturação da rede de informática e na capacitação de estudos diagnósticos dos problemas da assistência, para que possamos equacionar mais rapidamente”, explicou o secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Bôas.

O município franciscano foi representado pela secretária municipal da Saúde, Eleuzina Falcão, que celebrou a entrega do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e da Academia da Saúde, que estão previstas para março, ainda no primeiro semestre de 2019.

O Centro de Atenção Psicossocial – CAPS Enoque Valentim Filho existe em São Francisco do Conde desde o ano de 2010, prestando assistência a um número que hoje chega a mais de 2 mil pessoas. Apesar desse histórico, será a primeira vez que São Francisco do Conde terá uma sede própria para o funcionamento desse importante serviço, o que demonstra o respeito da gestão com a saúde mental da comunidade. Essa obra vai nos permitir habilitar o CAPS junto ao Ministério da Saúde, pois todo o financiamento é feito pelo município”, salientou a secretária Eleuzina Falcão.