Prefeitura e Governo do Estado fazem últimos ajustes no Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e Academia da Saúde

Em setembro de 2019, a comunidade de São Francisco do Conde vai ganhar dois novos equipamentos públicos de grande relevância para comunidade, em parceria com o Governo do Estado, através da Secretaria Estadual da Saúde.

O município vai receber a sede própria do Centro de Atenção Psicossocial – CAPS e uma Academia da Saúde, a primeira de São Francisco do Conde, ambos no bairro do Gurugé/ Estrada de Campinas, através do PROSUS (Programa de Fortalecimento do Sistema Único de Saúde).

O Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) é uma unidade especializada em saúde mental para acompanhamento, cuidado e reinserção social de pessoas com transtorno mental. O serviço existe no município desde dezembro de 2010 e terá pela primeira vez uma sede própria, construída e pensada para atender a esse público.

O CAPS oferece atendimento interdisciplinar e é composto por uma equipe multiprofissional que reúne médico psiquiatra, farmacêutico, assistente social, psicólogo, terapeuta ocupacional, educador físico, nutricionista, equipe de enfermagem e outros.

O novo espaço também vai oferecer: atendimento individual, visita domiciliar, oficinas, grupos terapêuticos e entrega de medicamentos.

Academia da Saúde

Outro importante equipamento para cuidar da saúde e do bem-estar é o programa Academia da Saúde, que vai inaugurar um espaço onde, além das práticas corporais, vai promover a socialização e o exercício da cidadania.

O espaço é uma estratégia de promoção e produção do cuidado, a partir da implantação de espaços públicos que estimulam a adoção de hábitos de vida mais saudáveis.

Toda população do entorno terá acesso aos aparelhos de ginástica, às atividades de educação e cidadania e a ajuda dos profissionais que vão trabalhar de forma articulada com a Unidade de Saúde da Família.

Acompanhe o site e redes sociais da Prefeitura de São Francisco do Conde para acompanhar data e horário de inauguração dos equipamentos com a presença do governador Rui Costa.