Prefeitura entregou à comunidade a nova ala obstétrica do HDACAL e Unidade de Saúde da Família Centro II

A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, promoveu um grande encontro com a comunidade franciscana, na véspera do feriado de 12 de outubro, para a entrega de dois equipamentos públicos de grande relevância. A cidade conta agora com uma nova ala obstétrica no Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL), que ofertará as gestantes, bebês e acompanhantes um ambiente com mais acolhimento, conforto e humanização nos 04 leitos obstétricos para parto natural. Além da nova Ala, o Hospital possui três leitos de parto cesáreo. Outro motivo para celebrar é a entrega da Unidade de Saúde da Família Centro II.

Com mais essa equipe de saúde da família ganhando um espaço de trabalho, São Francisco do Conde atingiu 100% de cobertura na Atenção Básica em Saúde, ou seja, todos os bairros passaram a ter uma Unidade de Saúde da Família (USF) de referencia para o cidadão franciscano. Desta forma, a Secretaria da Saúde busca ampliar o acesso da comunidade a serviços de saúde, prevenção de doenças e agravos.

Centro II – Esse novo espaço de saúde, que fica ao lado da antiga Merendeira, possui equipe completa com médico, enfermeiro, assistente social, dentista, técnico de enfermagem e auxiliar de saúde bucal e agente comunitário de saúde, além da farmácia básica.  No local vão ser realizadas consultas, vacinação, dispensação de medicamentos, procedimentos como aferição de pressão arterial e glicemia e visita domiciliar, entre outros.

O prefeito de São Francisco do Conde, Evandro Almeida, visitou as novas estruturas da Ala Obstétrica do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima e do Centro II e, em palanque, agradeceu a equipe da Secretaria da Saúde, em nome da gestora Eleuzina Falcão:

Estou muito feliz por ver a nossa saúde avançando. Agora, nossos cidadãos vão nascer legitimamente franciscanos em um espaço melhorado. Vamos avançar ainda mais com as novas unidades de saúde que temos a entregar com estruturas melhores para atender ao nosso povo. É importante dizer também que alcançar 100 % de cobertura na Atenção Básica é um feito. Estamos garantindo a comunidade acesso à saúde em seu bairro para fazer principalmente prevenção“, declarou o gestor do município Evandro Almeida.

Neste momento importante para os franciscanos, o presidente da Câmara de Vereadores, Venilson Souza Chaves (Cravinho), saudou o público e falou sobre a importância de voltar os investimentos públicos para a saúde: “Quero parabenizar a gestão e a equipe da SESAU, pois apesar de estarmos passando por um momento difícil, o prefeito e toda sua equipe têm trabalhado incessantemente para manter o equilíbrio dando resposta com compromisso e responsabilidade. Agora, vamos ver as crianças de São Francisco do Conde nascerem em sua cidade de forma mais acolhedora.

A fala da gestora da pasta, a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão, foi de alegria e gratidão: “Hoje, a alegria é redobrada! A ala Obstétrica melhora o atendimento, acolhimento, carinho e atenção as gestantes. Quero agradecer a toda equipe da SESAU e dizer que estamos renascendo com mais qualidade através desse serviço. Estamos reestruturando nosso serviço às gestantes que, a partir do terceiro mês, passarão a receber orientações e vão conhecer qual caminho irão percorrer até o momento do parto, conhecendo a estrutura do hospital e tirando dúvidas. Nós vamos garantir também o direito da gestante ao acompanhante. São Francisco do Conde durante anos dependeu de outros municípios para o nascimento dos seus cidadãos e agora estamos resgatando esse serviço, com qualidade e eficiência”.

A secretária também falou sobre a importância de alcançar 100 % de cobertura na Atenção Básica em tempos de crise: “No dia da assinatura do Termo de Compromisso para Ampliação e Adequação da Policlínica Regional de Saúde, eu afirmei que ainda esse ano conseguiríamos alcançar 100% de cobertura na Atenção Básica e conseguimos”, declarou a gestora da pasta da saúde.