Prefeitura entregou Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim

No finalzinho da manhã do dia 23 de janeiro de 2018, a Prefeitura de São Francisco do Conde entregou a comunidade franciscana o Núcleo Integrado de Cuidados à Criança e à Pessoa com Doença Falciforme Rilza Valentim, uma importante obra pública que vai melhorar o atendimento a toda comunidade. Os atendimentos já começam nesta quarta-feira, dia 24 de janeiro.

Esse novo espaço passa a ser o ambulatório de pediatria que terá um atendimento multiprofissional. Além do pediatra, também vão acontecer atendimentos com psicólogos e nutricionistas para acompanhar o desenvolvimento das crianças. Nosso objetivo é tirar o atendimento ambulatorial das crianças de dentro do Hospital Célia Almeida Lima, já que o hospital recebe muitas outras demandas. Com isso, buscamos atender as crianças de forma integral, reduzindo a morbidade e aumentando a qualidade de vida da população”, revelou a secretária municipal da Saúde, Eleuzina Falcão.

A entrega do espaço também representa a continuidade do serviço de cuidado e acompanhamento às pessoas com doença falciforme, como explicou Eleuzina. “Voltamos com o atendimento também com a equipe multiprofissional e o hematologista neste mesmo espaço, funcionando diariamente para ambos os atendimentos. O acesso é universal como todas as ações do Sistema Único de Saúde”, frisou.

O espaço funciona na Avenida Juvenal Eugênio de Queiroz, Baixa Fria, próximo a Churrascaria Ponto Certo.

Nesse mesmo dia, mais cedo, o prefeito fez a inauguração do Complexo de Saúde do Caípe.

Este Complexo de Saúde que entregamos hoje no Caípe era uma necessidade, um anseio e um pedido da população de toda aquela região”, salientou Evandro Almeida.

Mais do que entregar uma Unidade de Saúde da Família, entregamos um braço importante da Farmácia Básica, um Núcleo de Atenção à Mulher com atendimento de ginecologista, obstetra para gestantes de alto risco, mastologista, nutricionista, assistente social e a grande novidade é o estúdio de pilates piloto que estamos implantando e que vai permitir que a mulher chegue ao nono mês em condições de ter um parto natural. Esses equipamentos foram trabalhados com muito cuidado, respeitando culturas, crenças e, inclusive, ao lado da nova Farmácia Básica, implantamos uma Farmácia Natural com chás e ervas que podem estar associadas a outros medicamentos, com o consumo orientado”, destacou a secretária Eleuzina Falcão.

Complexo de Saúde fica no bairro do Caípe de Baixo, próximo ao Posto Avançado do Caípe.