Prefeitura inaugura uma moderna Unidade de Saúde na Baixa Fria

usb_bfria

A Prefeitura de São Francisco do Conde inaugura nesta sexta-feira (10), às 09 horas, a moderna estrutura que vai abrigar a unidade do Programa de Saúde da Família (PSF), no bairro da Baixa Fria. A unidade conta com estacionamento, sala de vacinas e curativos, consultórios médico, odontológico e de serviço social, enfermagem e farmácia básica, além de salas de reunião e de observação, entre outros espaços, que vão facilitar o acesso da população aos serviços municipais de saúde.

O PSF é a porta de entrada do usuário do SUS aos serviços básicos de saúde e é a estratégia definida pelo Ministério de Saúde (MS) para oferecer uma atenção básica mais resolutiva e humanizada em todo o país. As unidades atendem homens, mulheres, crianças, idosos, hipertensos, diabéticos e toda a comunidade dos bairros em que estão localizadas, visando garantir a saúde da população sanfranciscana.

Cada equipe é responsável pelo acompanhamento de cerca de 1.000 famílias, num território definido dentro da área de abrangência, e conta com médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, odontólogo e auxiliar, além da equipe administrativa. Em São Francisco do Conde, a população conta com 13 unidades de saúde da família e 100% de cobertura de agentes comunitários de saúde.

PSF da Baixa Fria homenageia Jaciara Santana Bispo Medeiros

Pessoa alegre, Jaciara nasceu em 14/09/1965. Trabalhou na Saúde como técnica de enfermagem por mais de 20 anos e gostava de participar dos eventos folclóricos do município. Ela fazia as apresentações dos festejos afro e eventos escolares como cerimonialista, sendo uma pessoa muito ativa na valorização da história e cultura da cidade.

Apesar de ser uma católica ativa, participava de festejos das mais variadas religiões, respeitando todas elas. Foi jogadora de handebol, na década de 80. E, além da enfermagem, trabalhava com vendas para complementar a renda familiar. Ela também não perdia uma boa seresta, sendo uma grande organizadora de eventos desse tipo.

Mulher, guerreira e sanfranciscana, ela chegou a morar em Lauro de Freitas por dois anos, mas depois voltou a sua cidade-natal quando descobriu que estava com câncer de mama, ela queria estar mais próxima da família no final da vida. Chegou a fazer tratamentos contra o câncer, mas a doença venceu sua luta em favor da vida e Jaciara não resistiu, falecendo aos 39 anos. A técnica de enfermagem deixou um filho de 09 anos.

Skip to content