Prefeitura orienta cuidados a serem adotados em velórios e sepultamentos nos casos NÃO decorrentes do coronavírus (COVID-19)

Com o intuito de proteger a saúde da população franciscana e evitar a transmissão pelo novo coronavírus, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), orienta a comunidade franciscana sobre velórios e sepultamentos dos óbitos não decorrentes do coronavírus (COVID-19).

Orientações de como devem ser realizados os funerais:

Recomenda-se o menor número possível de pessoas participando dos funerais pela contraindicação de aglomerações durante a pandemia de coronavírus;➢ Sugerimos a participação de, no máximo, 10 pessoas dentro da sala de velório/capela, com distância mínima de 2 metros entre as pessoas, visando evitar a disseminação do coronavírus entre as pessoas durante o funeral; ➢ É recomendado o uso de máscaras por todos os presentes durante o funeral;➢ Recomenda-se que as pessoas dos grupos mais vulneráveis (crianças, idosos, grávidas e pessoas com imunossupressão ou com doença crônica) não participem dos funerais;➢ Se for imprescindível que pessoas sintomáticas respiratórias compareçam ao funeral, devem usar máscara cirúrgica e permanecer no local pelo menor tempo possível;➢ Antes do velório, a limpeza externa do caixão deve ser realizada com álcool líquido a 70%;➢ Disponibilizar a urna em local aberto ou ventilado; ➢ Não deverão ser disponibilizados alimentos durante o velório. Para bebidas, deve-se utilizar copos descartáveis;➢ Devem ser evitados apertos de mão e outros tipos de contato físico entre os participantes do funeral;➢ As medidas de higiene das mãos e de etiqueta respiratória devem ser seguidas em todas as circunstâncias; ➢ Devem ser disponibilizados água, sabonete líquido, papel toalha e álcool gel a 70% para higienização das mãos;➢ A cerimônia de sepultamento não deve contar com aglomerado de pessoas, respeitando a distância mínima de, pelo menos, dois metros entre elas, bem como outras medidas de isolamento social e de etiqueta respiratória;➢ O veículo utilizado para o transporte do cadáver deve ser submetido à limpeza e desinfecção de rotina após cada utilização.

Essas orientações são recomendadas pela Vigilância Sanitária e Ambiental (VISA), com base em documentos do Ministério da Saúde e Comitê Estadual de Emergências em Saúde Pública.

Para evitar a proliferação do vírus, também devem ser evitados gestos como abraços, apertos de mão e outros tipos de contato físico.

A Prefeitura entende que momentos como esses são de sofrimento e solidariedade, e que isso gera a aproximação entre as pessoas, por isso pede a compreensão de toda a população em relação às medidas de segurança no enfrentamento a pandemia do COVID-19, pois o intuito maior é preservar a vida das pessoas.

Para dúvidas sobre os sepultamentos de casos suspeitos e/ou confirmados de COVID-19, acesse a Portaria(http://pmsaofranciscodocondeba.imprensaoficial.org//pub/prefeituras/ba/saofranciscodoconde/2020/proprio/1514.pdf).