Prefeitura promoverá 1ª ação de limpeza e replantio de plantas nativas e sagradas na Pedra Santa

pedra santa 3

Na próxima terça-feira, dia 22 de março, a partir das 09h, as secretarias municipais do Meio Ambiente – SEMA, Desenvolvimento Social – SEDES, Cultura – SECULT, Saúde – SESAU, Agricultura e Pesca – SEAP e a Assessoria Geral de Comunicação – AGECOM vão estar na Pedra Santa, no bairro de São Bento, onde estarão realizando a 1ª ação de limpeza e replantio de plantas nativas e sagradas, no entorno da área. A ação faz parte das comemorações em homenagem ao Dia Mundial da Água.

O objetivo é valorizar e estimular a preservação os locais nativos e sagrados a exemplo das nascentes, folhas e fontes do município. Salvaguardar a memória e o patrimônio imaterial dos saberes e fazeres ancestrais. Ampliar a qualidade de vida, promoção de ações preventivas na área da saúde com relação à água consumida. Conscientizar e mobilizar os terreiros de candomblé em particular, e a sociedade em geral para o uso racional da água, do abastecimento e conservação das nascentes.

Importância do Rio Joanes – O rio Joanes nasce em São Francisco do Conde e desemboca na praia de Buraquinho, no município de Lauro de Freitas. Os municípios que compõem a bacia hidrográfica do rio Joanes são: Lauro de Freitas, São Francisco do Conde, Camaçari, Simões Filho, São Sebastião do Passé, Candeias, Salvador e Dias d’Ávila. Com uma área de aproximadamente 755 Km², o rio Joanes limita-se com a bacia do Rio Jacuípe, as bacias da área urbana de Salvador e a sudeste o limite da bacia é definido pelo oceano Atlântico.

APA – O Rio Joanes é também uma área de preservação ambiental, pois ele é responsável por cerca de 40% do abastecimento de água da região metropolitana de Salvador. A APA do rio Joanes tem como algumas características o clima quente-úmido, espécies arbóreas como a sucupira e pau-pombo, aves como a aracuã, Maria verdinha e algumas espécies migratórias como a gaivota. Apresentam ainda mamíferos como a raposa e algumas espécies de serpentes.

No dia 22 de março de 1992, a ONU divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.