Prefeitura promoverá evento em comemoração ao Dia de Luta pelos Direitos dos Pacientes com Doença Falciforme

Anemia-falciforme.

Em 27 de outubro é comemorado o Dia de Luta pelos Direitos dos Pacientes com Doença Falciforme. Em virtude desta data, a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria da Saúde – SESAU (por meio do Centro de Apoio e Acompanhamento à Pessoa com Doença Falciforme – Rilza Valentim que será inaugurado no município) vai promover uma ação de educação, luta e esclarecimento sobre a doença. O evento acontecerá a partir das 08h, na Câmara de Vereadores e será aberto a comunidade.

Vão estar presentes entre as autoridades o prefeito Evandro Almeida, o deputado Jorge Solla, o secretário Alberto Jorge Mattos e a palestra será de Altair Lira – da Associação Baiana dos Portadores de Doença Falciforme. O Centro de Apoio e Acompanhamento ao Paciente com Doença Falciforme, está em fase de implantação em São Francisco do Conde e funcionará na Rua Juvenal Eugênio de Queiroz – Baixa Fria, para atender e dar apoio aos pacientes e familiares de pessoas que apresentam este problema de saúde, que é genético (nasce com a pessoa) e hereditário (passa dos pais para os filhos).

O objetivo do Centro é promover aconselhamento, acompanhamento, busca ativa e diagnóstico, visando aumentar a qualidade de vida dos pacientes por meio de uma assistência de qualidade.