Prefeitura entrega a população o Conjunto Habitacional Berenice Peralva, no Gurujé

A realização do sonho da casa própria como presente de Natal. A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal de Habitação e Regularização Fundiária – SHRF realizará este desejo no próximo dia 20 de dezembro, para mais 55 famílias sanfranciscanas, através do Programa Sonho Meu – Minha Casa de Verdade. Dotado de total infraestrutura, o Conjunto Habitacional Berenice Peralva, localizado no bairro do Gurujé, compreende rede de esgoto, praça, pavimentação e energia elétrica. Os empreendimentos foram construídos com recursos próprios da Prefeitura.

Os contemplados são famílias oriundas dos bairros do São Bento das Lajes, Baixa Fria e Campinas que perderam suas casas, devidos às chuvas que caíram em São Francisco do Conde no ano de 2009 e que completaram 03 anos recebendo o beneficio do Bolsa Aluguel, da Prefeitura. Famílias desapropriadas também foram beneficiadas.

Das 55 casas que serão entregues, quatro serão destinadas a idosos e três a portadores de deficiência. A medida segue as orientações da Portaria do Ministério das Cidades Nº 610/2011 que dispõe sobre os parâmetros de priorização e o processo de seleção dos beneficiários do Programa Minha Casa, Minha Vida, e que foram adotadas pela atual gestão em todas as obras habitacionais realizadas pela Prefeitura no município.

A SHRF vem trabalhando para diminuir o déficit habitacional no município. Nos últimos quatro anos, 885 casas foram entregues e estão sendo construídas para população carente sanfranciscana, graças a programas habitacionais realizados pela Prefeitura.

Quem é Dona Berenice Batista Marques Peralva?

Filha dos usineiros Maria Joaquina dos Passos Batista Marques (conhecida como Sinhazinha – dona de engenho) e José Batista Marques, ex-Senador da Bahia, Dona Berenice nasceu em Santo Amaro, mas foi vereadora de São Francisco do Conde por sete mandatos, sempre lutando em prol do povo sanfranciscano. Dona de cerca de 70% das terras do município, Dona Berenice herdou e cresceu na Fazenda São José dos Palmares, era professora de Francês e Música e tocava piano divinamente. Foi casada, a vida toda, com o Senhor Edson Martins da Fonseca Peralva com quem teve oito filhos e faleceu aos 78 anos de idade.

Conhecida pelo “bom coração”, era uma mulher guerreira, nasceu em berço de ouro, mas se destacou pela sua humildade e simplicidade. “A emoção é muito grande com esta homenagem. Eu só tenho que agradecer este gesto, tão nobre e sensível, da prefeita Rilza Valentim. Parabenizo pela lembrança”, enfatizou Maria Helena Batista Marques Peralva, filha de Dona Berenice e conhecida como “ Figura do Povo”.