Prefeitura vem investindo na ampliação da testagem para COVID-19

Em São Francisco do Conde, a Prefeitura vem investindo na saúde da população franciscana com a oferta de testes rápidos para o diagnóstico da COVID-19, entre outras ações de saúde. A testagem tem sido realizada em casos suspeitos (pessoas com sinais e sintomas da COVID-19) e também com os comerciantes que prestam serviço essencial à comunidade.

Com a compra dos testes rápidos pela gestão municipal, além dos testes fornecidos pelo Ministério da Saúde, a cidade vem ampliando sua capacidade de descoberta de novos casos da COVID-19 e buscado ativamente por casos assintomáticos, ou seja, pessoas com o vírus e sem sintomas da COVID-19, e em contato direto com o público, a exemplo dos profissionais de saúde, de segurança pública, comerciantes e outros públicos.

Ações de testagens já aconteceram na Feira Livre do município (27/06) e no bairro da Nova São Francisco (02/07) para os comerciantes da Nova São Francisco e, novamente, na Feira Livre (04/07), desta vez, para as equipes que atuam em açougues, peixarias e outros comércios essenciais. As ações têm se repetido com comerciantes da Baixa Fria, Campinas/ Pitangueira, Monte Recôncavo e seguirá para outros bairros, conforme cronograma da SESAU.

Pacientes com sintomas de Coronavírus

Quando uma pessoa entra em contato com o coronavírus, mesmo não desenvolvendo sintomas, o organismo inicia a produção de anticorpos como um mecanismo de defesa. O teste rápido não detecta especificamente o vírus, mas sim os anticorpos produzidos pelo organismo depois da infecção ocorrida.

Em São Francisco do Conde, já foram realizados cerca de 3.350 testes rápidos. Atualmente, São Francisco do Conde possui 311 casos curados e 18,1% de casos ativos (conforme o boletim publicado em 15/07/2020).

Para os pacientes que possuem os sintomas da doença, ou seja, febre, tosse seca, cansaço, dores e desconfortos, dor de garganta, diarreia, dor de cabeça e perda de paladar ou olfato, a recomendação do Ministério da Saúde é que o teste rápido seja realizado a partir do oitavo dia em pacientes com sintomas da Covid-19. Desta forma, o risco de falso negativo é menor, tento em vista que o organismo já produziu anticorpos.

Esses anticorpos detectados pelo teste mostram basicamente quatro resultados:

1 – IgM – significa que a pessoa possui anticorpos do tipo imunoglobulina M, e isso indica que ela já foi exposta e está na fase ativa da doença, havendo a possibilidade do vírus estar circulando no paciente naquele momento;

2 – IgG – indica que a pessoa já teve contato com a doença em algum momento, mas não está na fase ativa da doença e, portanto, esses anticorpos funcionam como uma proteção em caso de novo contato (essa pessoa não transmite mais);

3 – IgM e IgG, significa que a pessoa teve contato com o vírus está em período de transição entre a fase ativa da doença e o desenvolvimento de memória imunológica (resistência ao vírus);

4 – O Teste Negativo que indica que a pessoa não teve contato com o vírus e não está imune a doença.

Por conta desse período que o organismo leva para produzir os anticorpos é fundamental adotar o isolamento domiciliar quando surgir qualquer sinal de síndrome gripal.

A pessoa com suspeita da COVID-19 deve ficar sozinha dentro do quarto, sem acesso aos demais moradores e fazer uso da máscara cobrindo nariz e boca, mesmo estando dentro de casa.

Em caso de dúvidas sobre sinais e sintomas, ligue 156 ou 3651-8192.