Primeira etapa da reforma do hospital será concluída antes do fim do ano

As obras de reforma do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima – HDACAL estão em ritmo acelerado. A primeira etapa inclui o setor de emergência e parte do centro cirúrgico. A previsão de entrega é até o final deste ano de 2012, mas para que a população não fique prejudicada durante este período, a Secretaria da Saúde – SESAU transferiu o atendimento ao público para a nova e antiga sede do CRESAM (Centro de Referência da Saúde da Mulher). Já a emergência do hospital está funcionando na área do ambulatório, dentro da própria unidade de saúde. Essas informações estão sendo fornecidas durante a marcação de consultas e exames e também através dos telefones (71) 3651-8552 e 3651-8555.

Nesta etapa da reforma estão sendo aperfeiçoados a emergência, as salas de primeiros socorros, de pequenas cirurgias, de parto normal, os consultórios, farmácia e banheiros. Toda a área física do hospital recebeu novos revestimentos, além de pavimentação, novas instalações elétricas, rede de informática, sonorização e instalação de gases medicinais.

Os próximos setores que serão beneficiados são os ambulatórios médicos e outra parte do centro cirúrgico. A segunda etapa da reforma está prevista para iniciar no primeiro semestre de 2013. Com a conclusão das obras, o atendimento no hospital volta a ser normalizado.

Hoje, o HDACAL conta com 51 leitos, mais de 500 profissionais de saúde, e tem capacidade para atender cerca de 200 pacientes por dia, entre as diversas especialidades.

A unidade de saúde está sendo seguindo as normas da RDC 50 – utilizada para o planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de Estabelecimentos Assistenciais de Saúde – EAS, da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

Trecho que fala da RDC 50

http://www.anvisa.gov.br/servicosaude/arq/normas_projetos.htm