Primeira mostra do VOARTE acontecerá de 04 a 06 de setembro

Durante os últimos dias de agosto, as escolas de São Francisco do Conde respiraram pura arte. O motivo é a primeira mostra para a comunidade dos trabalhos realizados pelos alunos da rede municipal de ensino, através do projeto VOARTE – Nas Asas da Arte Educação.

Nessa primeira fase do VOARTE, que é dividida em duas etapas, a temática norteadora das atividades é “São Francisco do Conde: palco da beleza, das artes e dos espetáculos da vida”. O projeto é uma realização da Secretaria Municipal da Educação – SEDUC, através de sua Gerência de Arte-Educação, cujo objetivo é utilizar a arte como princípio metodológico, visando fortalecer o processo de ensino e aprendizagem e ampliar os repertórios literário e artístico dos estudantes.

Todas as escolas da rede municipal de ensino participarão do VOARTE I, onde os alunos irão expor os resultados das criações artísticas desenvolvidas nas unidades escolares, em todas as turmas de Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais (Educação de Jovens e Adultos – EJA e Educação Especial). Nessa etapa do projeto, as linguagens artísticas utilizadas pelos estudantes foram Artes Visuais e Teatro, que traduziram nestas linguagens, os livros escolhidos para a leitura em cada unidade escolar.

Na Escola Navarro de Brito, o livro Cabelo Belo – de Gedalva da Paz e Valuza Saraiva – inspirou os estudantes a produzirem suas criações artísticas. Já na Escola Rural Jabequara das Flores foi a leitura de Bruna e a Galinha D’Angola – de Gercilga de Almeida – que despertou nos alunos a imaginação, sendo trabalhado, concomitantemente, língua portuguesa, ciências e geografia. O poema de Pedro Bandeira Isso Sim Que É Vida Boa foi um dos motes do desenvolvimento dos trabalhos na Escola Iromar Silva Nogueira.

A comunidade franciscana poderá conferir essas e outras criações dos alunos da rede municipal de ensino durante o Voarte I, que vai de de 04 a 06 de setembro. “Também visitarei cada unidade escolar para apreciar as obras de arte de nossos estudantes. Faço um convite especial às famílias para que estejam presentes nesse momento especial, onde a arte e a educação estarão de mãos dadas em prol do desenvolvimento dos potenciais criativos dos alunos de nossa rede”, declarou o secretário da Educação Marivaldo do Amaral.