Profissionais da Educação iniciam formação continuada

Na última terça-feira (23), iniciou-se o Ciclo Formativo, atividade concebida pela Diretoria Pedagógica da Secretaria da Educação, que visa promover uma maior organização do trabalho pedagógico e da rotina didática dentro das escolas. O público-alvo deste evento, realizado no CEJAL, são professores e coordenadores da Rede Municipal de Ensino.

O Ciclo Formativo faz parte da proposta de “Encontros Formativos”, iniciativa da SEDUC que busca garantir a formação continuada dos profissionais da Educação. “Essa é uma necessidade que deve ser encaminhada de maneira processual, considerando a adaptação dos instrumentos de orientação da nossa rede e dos profissionais da Educação envolvidos na resposta de aprendizagem dos estudantes. A ação está organizada para atender as demandas mais específicas de organização das rotinas escolares, como planejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem de nossos estudantes”, explicou Maria Celeste, diretora pedagógica da Secretaria da Educação. O evento faz parte das orientações dos professores e coordenadores em sua 4ª versão.

O objetivo dos encontros de formação é permitir que professores e coordenadores possam caminhar juntos para atender com qualidade os estudantes do município. Ainda segundo Celeste, “o que se espera, portanto, é que melhor orientados, os estudantes possam ter autonomia para seguirem suas rotinas escolares, compreendendo ser eles os catalisadores do processo de ensino e da aprendizagem em nossas escolas, fortalecendo o princípio de qualidade educacional que almejam os franciscanos”. Para o secretário da pasta, Marivaldo do Amaral, o Ciclo Formativo tem grande relevância, pois “uma das prioridades de nossa gestão à frente da SEDUC é garantir a formação continuada dos nossos educadores, pois sabemos que o reflexo disso é a melhoria constante na qualidade da educação que oferecemos aos nossos munícipes”.

As ações do Ciclo Formativo se iniciaram contemplando profissionais do Ensino Fundamental I, do Polo 1, que compreende as escolas que vão da Roseira até Paramirim. Quem coordenou a atividade nesse primeiro dia de evento foi a gerente da Educação Fundamental I, Jaciara Bispo Reis. Nos dias 25 e 30/05, ocorrerão os encontros do segmento da Educação Infantil, organizados por quatro polos, com a participação de professores e coordenadores da creche e da pré-escola. No dia 1/06, o Ciclo contemplará o segmento da Educação de Jovens Adultos, finalizando com o segmento do Ensino Fundamental II, no dia 7 de junho.

A organização do trabalho pedagógico favorecerá uma aprendizagem significativa de nossos meninos e meninas. Para isso, construímos o quadro didático com estratégias de verificação e comprovação de hipóteses na construção do conhecimento com direitos de aprendizagens em cada componente curricular para desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o domínio da leitura e da escrita”, destacou Rosângela Santos, coordenadora municipal do PNAIC – Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.