Profissionais do programa “Mais Médicos” fazem visita a São Francisco do Conde

mais-medicos

São Francisco do Conde vai recepcionar cerca de 30 médicos, em sua maioria cubanos, mas também de outros países, tais como: Venezuela, Portugal, Espanha, Angola e Suíça. Os mesmos vêm ao município para conhecer o funcionamento das unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs). Estas unidades serão o principal local de atuação dos médicos estrangeiros no Brasil, através do programa “Mais Médicos”, que foi lançado pela Presidente Dilma Rousseff, no último dia 08 de julho.

A visita ao município acontecerá nesta sexta-feira (06), no auditório da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB), a partir das 08h. O encontro vai contar com a presença da prefeita, Rilza Valentim, e da secretária municipal da Saúde, Telma Silva.

Os profissionais vão trabalhar na região Norte e Nordeste do país e para isso estão sendo preparados com cursos que acontecem no Instituto Anísio Teixeira (IAT), situado na Avenida Paralela, em Salvador. A enfermeira sanitarista e assessora especial do município, Marília Fontoura, está colaborando no apoio pedagógico dos cursos dados aos profissionais. “São Francisco está colaborando com o governo para acolher esses profissionais e no futuro poderá ganhar um médico estrangeiro. O município é um bom lugar para eles conhecerem e vêem na prática como o programa funciona no Brasil”, destaca Marília Fontoura.

O “Mais Médicos” integra um amplo pacto de melhoria do atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que tem o objetivo de acelerar os investimentos em infraestrutura dos hospitais e unidades de saúde, assim como ampliar o número de médicos nas regiões carentes do país.

Confira Programação:

08:15 h – Recepção e acolhimento dos médicos no auditório da UNILAB ;

08:30h – Valorização da cultura municipal;

09:00h – Apresentação da rede assistencial do município;

09:30h – Saída para as Unidades do Programa de Saúde da Família (PSF) com técnicos da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), entre elas: São Bento, Nova São Francisco, Campinas, Monte, Caipe de Baixo, Colmonte, Baixa Fria, Caipe de Cima, Santo Estevão, Muribeca, Socorro, Engenho de Baixo

11:30h – Retorno a UNILAB;