Programa São Francisco do Conde em Ação entrevistou secretário Renato Costa Rosa

radio sfco em acao capa

A 49ª edição do Programa São Francisco do Conde em Ação teve como convidado o secretário de Administração de São Francisco do Conde, Renato Costa Rosa, que falou sobre redução de custos, concurso público e a peneira do Esporte Clube Vitória para descobrir talentos no município.

Sobre a redução de custos, o secretário falou que “ao invés da população ficar apreensiva tem que ficar tranquila porque a decisão do prefeito Evandro foi fazer alguns ajustes para que as contas deste ano tenham o mesmo sucesso que a do ano passado,que foi aprovada com louvor pelo Tribunal de Contas. O que acontece é que São Francisco do Conde não vive fora do mundo, do Brasil e da Bahia. Houve uma queda enorme na arrecadação, o país está paralisado e nós precisamos fazer ajustes no orçamento do município também. E para que a população não seja penalizada com a paralisação de obras que estão sendo feitas na cidade e com a redução de contratação de pessoal, a primeira medida concreta foi a devolução dos veículos dos secretários, cada um está utilizando seus veículos próprios agora. Tivemos uma redução do consumo de combustível por isso”.

Além disso, o transporte universitário também passou por mudanças. “Estamos reavaliando os veículos que fazem o transporte universitário, tínhamos uma quantidade considerada exagerada, já que muitos veículos trafegavam com cinco, seis, no máximo 20 alunos. Nenhum aluno universitário ficará sem o transporte, agora estamos redimensionando a frota para que os veículos saiam com um número de alunos compatível ao aluguel de um ônibus. Não podemos pagar ônibus para transportar cinco, seis alunos. As outras medidas são as contenções naturais que estamos fazendo, as obras não podem parar, o funcionalismo não pode parar. E com essas reduções que falei estamos visando fechar nossas contas deste ano com o mesmo louvor das do ano passado”, enfatizou Costa Rosa.

Outro tema abordado durante esta edição do programa foi a previsão de realização de concurso público, após anos de espera da população. “A situação é concreta, o último concurso público no município foi realizado há 21 anos, já ganhou maioridade, foi no ano de 1994, e nós já estamos com tudo pronto. O cronograma está pronto, estamos contratando a empresa que realizará a seleção e brevemente será anunciado o edital. Na primeira semana, no máximo até o dia 15 de janeiro, realizaremos o concurso público e antes de março todos os aprovados serão chamados para serem servidores públicos municipais de São Francisco do Conde”.

Para encerrar a participação no São Francisco do Conde em Ação, Renato trouxe uma novidade para os jovens franciscanos. “É sabido que os jovens se interessam por coisas que podem trazer prejuízo em sua vida. Então, nós como administradores temos essa responsabilidade em estar junto a eles. Procuramos os amigos que nós temos no Esporte Clube Vitória, e junto com a Secretaria de Esportes e Lazer vamos estar fazendo uma grande festa no dia 21 de novembro, das 08h às 12h, no Estádio Junqueira Ayres, aqui em São Francisco do Conde. Será a grande peneira do Vitória, que vai selecionar jovens de 10 a 16 anos, descobrindo talentos”.

O secretário lembrou dos grandes nomes franciscanos no cenário do futebol. “São Francisco do Conde sempre se destacou, seja com Caetano seja com Baiaco ou com o campeão brasileiro pelo Bahia Osmar. Então, nós queremos novos Caetanos, novos Baiacos, novos Osmar em nossa cidade. Então, garotos de 10 a 16 anos deverão levar seu RG ou um outro documento com foto no dia da seleção. Precisará ter um responsável maior de idade e você precisa de seu calção, meião e sua chuteira, o resto o Vitória vai levar tudo. O que nós queremos é que o Vitória traga o material pra vocêsjogarem e que leve vocês para treinar no Barradão. E, claro, que eu fico muito alegre com tudo isso porque sou torcedor do Vitória e quero comemorar, ver os jovens de São Francisco do Conde com essa camisa vermelha e preta”, finalizou.