Programa Saúde na Escola abrangeu mais de 02 mil alunos entre julho e agosto de 2019

O município de São Francisco do Conde tem intensificado as ações do Programa Saúde na Escola (PSE), levando aos estudantes franciscanos temáticas importantes sobre saúde, autocuidado e promovendo o conhecimento em diversos temas, agravos e doenças. Neste contexto, a escola é a área institucional privilegiada dos encontros entre a educação e a saúde, sendo um espaço para a convivência social e para o estabelecimento de relações favoráveis e promoção da saúde pelo viés de uma educação integral.

Essas atividades envolveram 2.395 estudantes da rede pública municipal entre o mês de julho e meados de agosto de 2019. Sendo assim, o município cumpriu a primeira meta do programa que era trabalhar os 12 temas propostos pelo PSE durante o ciclo 2019/2020. Essa verificação foi feita através dos dados do PSE no sistema de informação E-SUS.

O PSE tem como objetivo contribuir para a formação integral dos estudantes por meio de ações de promoção, prevenção e atenção à saúde, com vistas ao enfrentamento das vulnerabilidades que comprometem o pleno desenvolvimento de crianças e jovens da rede pública de ensino.

A partir de agora a meta é trabalhar todas as escolas pactuadas.

A ação envolve a Unidade de Saúde da Família da localidade onde a escola está inserida, além de professores, diretores, corpo docente, pais e alunos.

Confira os temas do PSE 2019 – julho/agosto:

Cidadania e direitos humanos;

Saúde sexual e reprodutiva;     

Saúde auditiva;

Ações de combate ao Aedes Aegypti;  

Alimentação saudável;                

Saúde bucal;     

Verificação da situação vacinal;               

Práticas Corporais;         

Agravos negligenciados;             

Dependência Química;

Prevenção da violência e promoção da cultura da paz; 

Saúde Ocular.  

Skip to content