Programa Saúde na Escola – PSE levou informação e saúde para alunos da Martinho Salles Brasil

Em São Francisco do Conde, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, através de ações da Unidade de Saúde da Família Centro II, realizou atividade do Programa Saúde na Escola – PSE, com os alunos da Escola Martinho Sales Brasil, no mês de setembro.

A ação envolveu os temas: Doenças Sexualmente Transmissíveis – DST, gravidez na adolescência, métodos contraceptivos e outros assuntos como avaliação antropométrica e Índice de Massa Corpórea – IMC.

No mês de abril, a Organização das Nações Unidas (ONU) divulgou um relatório a respeito dos direitos relativos à saúde sexual e reprodutiva das populações. Em relação ao Brasil, um dos principais alertas feitos pela organização mundial foi a respeito da elevada incidência de gravidez na adolescência.

A ONU defende que as informações sobre a vida sexual, as doenças sexualmente transmissíveis e os métodos contraceptivos sejam repassadas para os adolescentes – tanto os do sexo masculino como do feminino – nas escolas e nos serviços de saúde pública.

Ministérios da Saúde; Mulher, Família e Direitos Humanos; Cidadania; e Educação assinaram documento para construção de agenda intersetorial para os próximos quatro anos.

As ações de prevenção da gravidez na adolescência estarão previstas em agenda intersetorial, envolvendo conjuntamente a participação de quatro ministérios: Ministérios da Saúde; da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; Ministério da Cidadania; e da Educação. A nova medida, que deverá ser implementada até 2022.

Skip to content