Projeto Saúde Mais Perto de Você teve sua primeira edição na Jabequara

Cuidar da saúde da comunidade franciscana é um compromisso da gestão municipal. A Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, já está levando serviços para mais perto da comunidade através da criação do Projeto Saúde Mais Perto de Você. A ação contempla serviços como: consultas médicas, palestras e orientações, exames laboratoriais, orientação nutricional, realização de testes rápidos, capacitação para cuidador de idoso, ultrassom, coleta de exames para pacientes acamados, agendamento para eletrocardiograma e marcação de consultas e exames.

O primeiro bairro contemplado no Projeto foi a Jabequara. O local foi escolhido de acordo com critérios técnicos que visam atender a necessidade de cada comunidade, respeitando suas especificidades: “O Projeto Saúde Mais Perto de Você tem por objetivo fazer todo atendimento reprimido nas unidades de saúde, levando os atendimentos aos moradores do município. Estamos fazendo um estudo por unidade de saúde, pois pra cada local a prioridade de atendimento é diferente, já que as necessidades de cada bairro também são. O processo de organização vai muito além do dia do evento. Em Jabaquara, oferecemos consultas com clínico geral, pediatra, ortopedista, cardiologista e exames de ultrassom e eletrocardiograma. A intenção é a partir desses atendimentos descentraliza a marcação de consultas”, revelou a secretária municipal da Saúde, Eleuzina Falcão.

Prestigiaram a ação o vice-prefeito de São Francisco do Conde e secretário de Governo, Carlos Alberto Bispo Cruz (Nem do Caípe); a secretária da Saúde, Eleuzina Falcão; a secretária de Gabinete, Ana Cristina Marques; e o vereador municipal, Edcarlos de Almeida Vasconcelos (Pita de Gal)

As ações de saúde para a comunidade aconteceram ao longo do dia 02 de março de 2018, na praça em frente à Escola Álvaro Rodrigues e também dentro da escola e na Unidade do Programa de Saúde da Família (PSF). A primeira edição do Projeto Saúde Mais Perto de Você abrangeu as comunidades de Jabequara das Flores e o Loteamento São Jorge.

No local, aconteceram atendimentos para todas as idades. Crianças, jovens e adultos da comunidade aprenderam a cuidar da saúde bucal, com a orientação de dentistas. O Projeto Saúde Mais Perto de Você também ofertou vacinas para pessoas com faixa etária entre 09 meses a 59 anos, contra a Febre Amarela e na Unidade de Saúde da Família era possível encontrar outras vacinas de rotina.

Saúde para todos – Um grande diferencial do Projeto foi levar atendimentos também aos pacientes acamados. As equipes de saúde visitaram os pacientes e mandaram uma ambulância buscar aquelas pessoas que pudessem realizar exames e consultas através do projeto.

Autoridades municipais prestigiaram o evento e falaram à comunidade sobre a importância da descentralização dos serviços e de aproximar a saúde da vida das pessoas.

SAMU 192 – Quem também levou sua contribuição para a comunidade de Jabequara foi a equipe do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que esclareceu a comunidade sobre como prestar socorro em caso de emergência.

Um Reforço na Saúde – Na manhã da sexta-feira, dia 02, a comunidade recebeu em Jabequara uma ambulância que vai atender ao bairro. A população do bairro recebeu a chegada do equipamento com alegria e entusiasmo, pois ter uma ambulância no bairro era um sonho antigo dos moradores.

Saúde do trabalhador – Ações de promoção à saúde do trabalhador foram realizadas durante o projeto, visando esclarecer os profissionais sobre os cuidados laborais que devem ser adotados. A ação visitou comércios e estabelecimentos da região.