Proteja o seu filho (a): Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação começa hoje, dia 05 de outubro

A Prefeitura de São Francisco do Conde, por meio da Secretaria Municipal da Saúde – SESAU, informa a toda população franciscana que começa nesta segunda-feira, dia 05 de outubro de 2020, a Campanha de Vacinação contra Poliomielite e Multivacinação em todos os bairros da cidade, por meio das Unidades de Saúde da Família.

Os pais ou responsáveis devem procurar a sua Unidade de Saúde com a caderneta de vacinação para que seus filhos sejam imunizados. É importante salientar que todas as Unidades de Saúde estão preparadas para atender a população, respeitando os protocolos sanitários e de distanciamento social. Não esqueça o uso obrigatório da máscara!

O objetivo da campanha é vacinar crianças entre 01 e 04 anos (04 anos, 11 meses, 29 dias), contra a poliomielite, doença que causa paralisia infantil, e promover uma Campanha de Multivacinação com a atualização do calendário de vacinação de crianças e jovens menores de um ano até 14 anos.

Devido à pandemia do coronavírus, o cenário epidemiológico sofreu impactos negativos na vacinação, com a diminuição da procura e queda dos índices de cobertura vacinal em todo o país. A queda nos índices de cobertura vacinal pode ocasionar o ressurgimento de doenças graves e já erradicadas no Brasil, como a poliomielite. Neste sentido, é necessário um esforço conjunto entre os serviços de saúde e a população, a fim de que a vacinação seja retomada efetivamente.

O Dia “D” de Mobilização nacional será no dia 17 de outubro, sábado, onde todas as Unidades de Saúde estarão abertas das 08h às 17h para vacinação.