PROUNIFAS ganha nova lei e abre Processo Seletivo

Nesta segunda-feira (25), a Prefeitura de São Francisco do Conde, através da Secretaria Municipal da Educação (SEDUC), está lançando o edital de seleção para novos beneficiários do Programa de Apoio ao Universitário Sanfranciscano – PROUNIFAS. O processo seletivo é resultado da reestruturação do PROUNIFAS, que agora é regido pela Lei Municipal Nº 566/2019.

Dentre as principais mudanças ocorridas com a reformulação do PROUNIFAS destacam-se o aumento no valor da Bolsa Universitária para estudantes de instituições públicas, que subiu de R$ 416,00 para R$ 500,00; o fomento à realização do Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM; a diminuição da renda bruta do estudante, o que irá tornar o programa voltado para quem mais precisa; a obrigatoriedade da contrapartida social por parte dos beneficiários; e a permissão para troca de curso e instituição.

Com a nova lei do PROUNIFAS, pretende-se também incentivar o ingresso dos estudantes franciscanos na universidade pública, o que é estimulado com o aumento no valor do benefício para os candidatos que passarem em uma instituição estadual ou federal”, explicou o diretor de Programas e Projetos da SEDUC, Luan Santos.

Segundo o secretário da Educação, Marivaldo do Amaral, “o objetivo da reestruturação do PROUNIFAS é, exatamente, oportunizar essa bolsa para os estudantes que mais precisam, ao mesmo tempo é também estimular os nossos estudantes a acessarem as universidades públicas, tanto na nossa cidade como em Salvador, Feira de Santana, Cachoeira, Santo Amaro e outras cidades e regiões como um todo. Outro propósito é tornar o PROUNIFAS um programa mais transparente, com um melhor acompanhamento do cidadão e este processo seletivo será nesta direção. Quanto à transparência, haverá uma abertura para fiscalização de todo e qualquer cidadão que venha a querer participar da observação deste processo seletivo, desta maneira a gestão Evandro Almeida está cumprindo mais uma ação do seu planejamento estratégico”.

O Processo Seletivo

Para se tornar um beneficiário do PROUNIFAS é necessário que o interessado participe do seu processo seletivo, cujas inscrições serão realizadas nos dias 07, 08 e 11 de março, no prédio do Pré-ENEM (Praça da Santa Cruz, Centro). É necessário que o universitário se dirija ao local, das 08h às 14h, com a documentação exigida.

A relação de documentos necessários pode ser conferida no Edital do Processo Seletivo, disponível aqui

Mais informações através do telefone 3651-4622 ou no prédio da SEDUC, sala do PROUNIFAS (Baixa Fria).