PSF da Muribeca ganha novo endereço

200489722-001

Estrada Porto do Ferrolho, nº 88, Muribeca – São Francisco do Conde. Este é o novo endereço da unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) do bairro da Muribeca. Antes, os serviços funcionavam no mesmo local onde está a unidade de Pronto Atendimento (PA), que presta serviços de emergência à comunidade durante 24 horas. A separação das unidades ocorreu porque o PA será gerenciado pelo Instituto Médico Cardiológico da Bahia, o mesmo grupo que faz a gestão do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL). O PSF, por sua vez, permanece sob a administração da Prefeitura Municipal.
O intuito é promover ainda mais qualidade para a saúde da comunidade sanfranciscana, tanto na sede quanto nos bairros mais distantes. O modelo gerencial obedece aos princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

Serviços na unidade do Programa de Saúde da Família (PSF) – Muribeca
Um dos principais investimentos da Prefeitura de São Francisco do Conde é no cuidado com as pessoas, através da estruturação da Atenção Básica à Saúde, como porta de entrada do cidadão aos serviços disponíveis na rede SUS. Partindo dessa premissa, foram inauguradas ainda no primeiro semestre de 2013, duas modernas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF): Baixa Fria e São Bento. Tudo feito com recursos do próprio município.
Agora, foi a vez da comunidade da Muribeca ganhar um novo local para a prestação de serviços do PSF, dispondo de: salas de vacina e curativo; consultórios médico, odontológico e de serviço social; enfermagem; farmácia básica; salas de observação e reunião; estacionamento e outros espaços que irão facilitar o acesso da população aos serviços municipais de saúde.

Centenas de famílias sanfranciscanas devem ser acompanhadas nesta unidade. Para tanto, a equipe será composta por médico, enfermeiro, técnico de enfermagem, assistente social, odontólogo e auxiliar, além da equipe administrativa. “A comunidade da Muribeca merece um serviço de qualidade. Vamos acompanhar o trabalho de cada profissional, para assegurar o bom funcionamento da unidade e a prestação de um serviço de qualidade”, frisou a prefeita Rilza Valentim.

Serviços na unidade de Pronto Atendimento (PA) – Muribeca
A Prefeitura, através da Secretaria Municipal da Saúde (SESAU), inaugurou em junho de 2012 uma unidade de Pronto Atendimento (PA) na Muribeca. Desde então, cerca de 40 pessoas são atendidas diariamente e quando necessário encaminhadas ao hospital. O PA funciona 24 horas, todos os dias da semana e conta com uma equipe de 45 profissionais, entre os quais: médicos (clínicos gerais), enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares administrativos e de serviços gerais, recepcionistas, motoristas e vigias. Entre os serviços prestados no local estão: emergência, curativos, suturas e primeiros socorros.

Para a moradora da Muribeca Jeane Alves dos Santos, 20 anos, a saúde da comunidade melhorou muito: “antes não tínhamos nenhum serviço aqui, se houvesse qualquer necessidade tínhamos que ir para São Francisco ou Candeias e podíamos até morrer no caminho pela falta de atendimento rápido. Agora, temos serviço de saúde 24 horas”.