Publicada portaria que estabelece o Calendário Letivo 2018

No dia 19 de março foi publicada, no Diário Oficial do Município, uma portaria que estabelece o Calendário Letivo 2018 a ser cumprido pelas Unidades Escolares da Rede Municipal de Ensino. Aprovado pelo Conselho Municipal de Educação – CME e de acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, o novo calendário prevê a divisão do ano em 3 unidades e estabelece os sábados em que haverão aula em 2018.

O tema central do ano letivo é Historiar: caminhos, leituras e faces de um povo, assim escolhido como uma maneira de oferecer alternativas para um trabalho pedagógico interdisciplinar, que tenha como principal desafio levar os estudantes a refletirem, analisarem e problematizarem o contexto histórico, a partir de diferentes leituras e atividades.

Cada unidade escolar também será desenvolvida tendo por inspiração um tema específico. O da I Unidade é (Des) caminhos e trajetórias do fazer de todos e de cada um; o da II é A diversidade de leituras na conectividade de saberes; e a temática a ser desenvolvida na III Unidade é As faces da brasilidade no/do povo franciscano.

A divisão por unidades ficou assim definida: de 12 de março a 16 de junho é o período da primeira unidade; a segunda unidade começa em 03 de julho e vai até 15 de setembro; a terceira e última unidade, se inicia em 17 de setembro e vai até 15 de dezembro.  Segundo o secretário da Educação, Marivaldo do Amaral, “a mudança irá promover uma melhoria da organização e do planejamento do tempo pedagógico, fortalecer os processos de aprendizagem, além de promover uma melhor distribuição dos conteúdos e desenvolvimento das atividades curriculares”.

O Calendário Escolar tem carga horária mínima de 800 (oitocentas) horas de efetivo trabalho escolar, ou seja, dos dias em que forem desenvolvidas atividades regulares de sala de aula e/ou programações didático pedagógicas, planejadas pela escola ou Secretaria da Educação, com presença garantida dos professores e controle de frequência dos alunos.

Ao total, ocorrerão 23 sábados letivos, que acontecerão nos seguintes dias: 24 de março, 07 e 28 de abril, 05, 19 e 26 de maio, 09 e 16 de junho, 07, 14 e 28 de julho, 11, 18 e 25 de agosto, 15, 22 e 29 de setembro, 20 e 27 de outubro, 10 e 24 de novembro e 01 e 15 de dezembro.

CALENDÁRIO LETIVO 2018

Jornada Pedagógica: 07 a 09 de março