Rede Cegonha: São Francisco do Conde cada dia mais perto das mamães e bebês franciscanos

Em São Francisco do Conde, a Prefeitura, através da Secretaria da Saúde – SESAU, tem como princípio melhorar a assistência ao parto e cuidar cada dia melhor das mamães e bebês franciscanos.

Com a entrega da nova Ala Obstétrica do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, o município proporcionou à população um espaço mais acolhedor, com garantia do direito ao acompanhante, além de favorecer a vinculação das gestantes ao hospital municipal.

Esse trabalho de  vinculação é realizado por uma equipe multiprofissional e tem como objetivo apoiar a mulher, dando a ela e sua família mais segurança e acolhimento.

Antes do parto, as gestantes que estão no último trimestre e seus acompanhantes são encaminhados pela Unidade de Saúde da Família ao hospital para conhecer a estrutura física e a equipe, receber informações, bem como esclarecer dúvidas sobre o parto.

O município de São Francisco do Conde já garantia  os cuidados e assistência às mulheres e crianças antes da implantação da Rede Cegonha, através dos atendimentos de Pré-natal, consultas para crianças menores de 2 anos e assistência ao parto.

No entanto, a partir de 2018, a Secretaria Municipal da Saúde – SESAU criou o Grupo de Trabalho (GT) para fortalecimento da Rede Cegonha no município, com o objetivo de qualificar o pré-natal e a atenção ao parto e pós parto, reduzindo a mortalidade fetal, infantil e materna.

O GT conta com a participação de profissionais do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima, da Clínica de Referência à Saúde da Mulher – CRESAM, do Núcleo de Saúde da Mulher Caípe de Baixo, das Diretorias de Atenção Básica, de Planejamento e Média e Alta Complexidade em Saúde.

Desde sua implantação, vários avanços já foram identificados na rede, dentre eles: Descentralização do Pré Natal de Alto Risco para a Região do Caípe; Entrega da nova Ala Obstétrica do Hospital Docente Assistencial Célia Almeida Lima (HDACAL); Organização dos critérios de encaminhamento ao Pré-Natal de Alto Risco na Atenção Básica e nos Serviços Especializados; Implantação do Pré- Natal Social e Odontológico; Organização da vinculação das gestantes ao hospital municipal; Capacitação dos Profissionais da Atenção Básica para o Pré Natal de Risco Habitual, dentre outros.

Desde 2011, o Ministério da Saúde lançou a Rede Cegonha, uma estratégia que visa garantir cuidados para as mulheres; além do direito ao planejamento reprodutivo e a atenção humanizada a gravidez, ao parto e ao pós parto, bem como assegurar às crianças o direito ao nascimento seguro e ao crescimento e desenvolvimento saudáveis. Essa estratégia está embasada nos princípios do respeito, da proteção e dos direitos humanos.